Primando pela transparência dos atos dos Poderes Legislativo e Executivo de Formiga, a Câmara Municipal aprovou na noite de segunda feira (02) o Projeto de Lei 328/2019, que obriga a transmissão via internet das licitações feitas por esses poderes.

A proposta é de autoria da Comissão de Serviços Públicos Municipais, composta pelos vereadores Joice Alvarenga/PT, Marcelo Fernandes/PCdoB e Flávio Martins e foi aprovada por unanimidade.

Agora falta somente a sanção do prefeito Eugênio Vilela/DEM, para entrar em vigor.

No projeto, é prevista a transmissão de todas as sessões públicas presenciais realizadas nas licitações, ou seja, a modalidade pregão eletrônico não é contemplada. Ainda é determinado que os arquivos das gravações deverão ficar disponíveis para consulta no site do respectivo poder licitante.

Continua após a publicidade

 

Na justificativa que acompanha o projeto, os vereadores autores da proposta explicam que “oferecer às pessoas condições virtuais de acompanhamento das licitações públicas é uma estratégia inteligente e com grande possibilidade de êxito para aperfeiçoar o princípio da publicidade. A maioria dos cidadãos não tem conhecimento do que é de fato um processo licitatório e ter a oportunidade de saber e acompanhar é uma oportunidade para aperfeiçoar a participação popular nos atos do governo”.

Continua após a publicidade

A comissão ainda ressalta que o projeto aperfeiçoa a transparência com os gastos públicos, torna pública e transparente as informações de interesse público e amplia o controle social para o âmbito das licitações e contratos públicos.

Continua após a publicidade