No domingo (05) os ciclistas de Arcos e região superaram seus limites, bateram seus recordes pessoais e aceleraram forte na famosa "Estrada da Química".
Todos os ciclistas de várias idades, com todos os tipos de bicicleta puderam participar desse evento.
A estrada de trânsito local, que liga a MG-170 à comunidades rurais, teve monitoramento da Polícia Militar e foi totalmente sinalizada para o evento, permitindo que todos pedalassem em segurança.
O evento do último domingo, do tipo 'desafio', teve caráter não competitivo. Os ciclistas tinham 3 horas livres e um percurso de 10 km, totalmente asfaltado, para pedalarem o quanto quisessem e/ou aguentassem.
Independente da distância percorrida por cada ciclista, todos os participantes -- devidamente inscritos -- receberam troféu de participação.
Para os ciclistas que quiseram acelerar forte, houve, dentro do Desafio 3 hs de Road, o TREINO PREMIADO com disputa de metas volantes e troféus diferenciados para os primeiros colocados.
O treino premiado foi uma brincadeira, um "rachão". Não havia divisão de categorias, nem inscrição específica, nem distância estipulada. Para participar bastava estar inscrito no evento 'Desafio 3 hs de Road', registrar sua atividade, com algum ciclocomputador, Strava, GPS, etc. e acelerar forte e disputar as metas volantes.
As metas volantes foram:
1 hora + 1 volta
2 horas + 1 volta
3 horas + 1 volta
Todos os ciclistas largaram juntos, às 08h30 e os atletas que se propuseram a participar do treino premiado imprimiram um ritmo mais forte e andaram à frente dos demais.
Neste tipo de evento ocorre, naturalmente, as formações de vários grupos. Cada ciclista tem a opção de se encaixar num pelotão compatível com seu ritmo, ou pedalar sozinho.
Vale lembrar que não havia obrigatoriedade em se cumprir o tempo máximo de 3 hs. O ciclista podia pedalar pelo tempo que quisesse, parar no ponto de apoio quantas vezes quisesse.
Largada, chegada e ponto de apoio aconteceram no bar do Sr. Adriano, situado, exatamente, na metade do trajeto, na entrada para a comunidade da Boa Vista.
As inscrições no valor de R$20,00 + 2 kg de alimento não perecível.
Os alimentos serão destinados para doação à instituições beneficentes da cidade de Arcos.
Os ciclistas inscritos tinham direito a: troféu de participação + ponto de apoio + mesa de frutas + placa de identificação + seguro de vida.
O evento contou com a presença dos principais ciclistas de Arcos e com a participação de atletas de outras cidades, dentre eles, atletas de elite do ciclismo nacional, como o campeão brasileiro e pan-americano Hudson "Macaco", de Pará de Minas, Edicarlos "Rosinha", Ivan e Rodrigo, de BH.
O atleta Edicarlos 'Rosinha' sagrou-se campeão após 3hs e 120 km de pedaladas.
O 'Desafio 3 hs de Road' que aconteceu sem patrocínios, foi organizado pela Associação Arcoense de Ciclismo (AAC) com apoio das lojas Central Bike, Impacto Bike, Prefeitura Municipal de Arcos e um 'apoiador anônimo', que às vésperas do evento, sabendo do desinteresse de possíveis patrocinadores, doou o dinheiro para a premiação das metas volantes.
Como se tratava de um evento esportivo, numa bela manhã ensolarada de domingo, num ambiente de lazer saudável (literalmente), em que a proposta era ter diversão e cuidar da saúde, em plena férias de verão, infelizmente houve pouco público (participando ou prestigiando).
A emoção foi compartilhada por quem pedalou e quem acompanhou as disputas.
E o evento 'Desafio 3 hs de Road' repercutiu em nível nacional e os atletas "forasteiros", que prestigiaram o evento, elogiaram o evento e a acolhida em suas redes sociais.
Segundo a AAC, a expectativa para uma próxima edição já é enorme e em breve teremos boas novidades.
Comente