Diante das inúmeras reclamações com relação a iluminação pública que chegam todos os dias na redação do Arcos Notícias e também que tomam conta das redes sociais, programas de rádio, etc., mostrando a insatisfação da população em relação ao serviço prestado pela atual gestão, na tarde desta terça-feira (21) a Prefeitura de Arcos, através de sua Assessoria de Comunicação manifestou-se através da seguinte nota:
''A Prefeitura de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, comunica que, com o advento das fortes chuvas, houve um aumento significativos de lâmpadas queimadas na cidade e zona rural. Para preservar a segurança dos nossos servidores, a Secretaria cumpre e respeita as normas de prevenção de acidentes de trabalho.
Os serviços em instalações elétricas energizadas devem ser suspensos sempre que ocorrer situação ou condição de risco não prevista e cuja eliminação ou neutralização imediata não seja possível, conforme considerado no item 10.6.3 da NR 10 (10.6.3. Os serviços em instalações energizadas, ou em suas proximidades devem ser suspensos de imediato na iminência de ocorrência que possa colocar os trabalhadores em perigo).
Esses podem ser os casos de intempéries da natureza (chuvas, ventos, inundações, etc.), manifestações sociais ou descontrole de fatores ambientais (vazamentos de gases, temperaturas excessivas, etc.) que possam colocar em risco o serviço.
Vale ressaltar que, a Prefeitura de Arcos já teve a experiência de licitar empresas prestadoras deste tipo de serviços (empresas terceirizadas). No entanto, foram identificadas inúmeras deficiências no cumprimento das demandas estabelecidas em contrato, principalmente por estas empresas adotarem o sistema de rodízio, prejudicando o reestabelecimento adequado deste serviço público.
Atualmente, a Secretaria de Obras realiza a manutenção da iluminação pública, atende de 15 (quinze) a 20 (vinte) demandas por dia. A Secretária de Obras e Serviços Públicos, Camila Magela, também justifica que o município detém de apenas de um veículo automotivo adaptado para realizar esses procedimentos de reparos, e ressalta que já está em planejamento a criação de um outro turno de trabalho para suprir as demandas da população.
Para solicitar este tipo de serviço o cidadão pode procurar pela sede do Almoxarifado da Prefeitura – Rua Augusto Lara, nº 1449 ou ligar no telefone: 3352-1044.''
Opinião
Infelizmente o que chama a atenção na nota é que não é estipulado um prazo razoável para a resolução dos problemas de iluminação pública no município e na zona rural, que já tornou-se crônico e até alvo de piadas na internet e de grande insatisfação por parte da população arcoense.
Outro ponto que chama a atenção é que a Nota, menciona que de 15 a 20 demandas são atendidas por dia. Em uma média simples, atendendo à 17 atendimentos/dia, até a data de 21 janeiro, contando apenas 2020, teríamos um total de 357 serviços realizados.
Nesse contexto podem ser inclusos vários serviços e não só trocas de lâmpadas, fotocélulas e ou reatores, assim nesses primeiros 21 dias de 2020, já teriam em tese, diminuído as reclamações com relação a este serviço, o que até o momento não ocorreu.
Fato é que a cidade de Arcos está escura e em outros pontos, postes com a iluminação ligada dia e noite, desperdiçando nossa cara energia elétrica.
Tomara que muito em breve, esses sérios problemas sejam solucionados de fato.
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