Arcos continua sendo uma das cidades da região com os menores índices de criminalidade da região centro-oeste, se comparados a cidades do mesmo porte, apesar do ligeiro aumento nos números, se comparado com o ano de 2018.
Em 2019 foram registrados em Arcos, 28 crimes violentos e em 2018, 16 crimes violentos.
Esse aumento deve-se a uma oscilação periódica já esperada, ou seja, em uma determinada época os números caem e em outras eles sobem, porém isso não quer dizer que não houve a pronta resposta da Polícia, resultando inclusive na prisão dos autores, apreensão de armas, drogas e objetos ilícitos ou, pelo menos, na identificação dos envolvidos para facilitar o trabalho de investigação da Polícia Civil.
Em outras palavras, mesmo com aumento no registro dos crimes, na maioria das vezes a pronta resposta da Polícia Militar ocorreu.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Polícia Militar, ao longo do ano de 2019 foram registrados 28 crimes violentos, que são aquelas infrações penais de maior impacto e que por vezes, geram maior comoção social, além de repercussão na mídia.
A lista dos crimes violentos atualmente é composta por 07 modalidades de crime, que são: roubo, homicídio, estupro, estupro de vulnerável, sequestro e cárcere privado, extorsão simples e extorsão mediante sequestro.
Para efeitos de comparação, no ano de 2008, ou seja, há mais de 11 anos, foram registrados 59 crimes violentos em Arcos.
Esse número nos mostra que de 2008 para cá, a cidade está indo na contramão do que acontece hoje no país, onde os números aumentam progressivamente.
Em Arcos, nos últimos anos, houve uma diminuição considerável da incidência criminal.
Essa diminuição deve-se principalmente, a um policiamento ostensivo e preventivo, aliado a implantação e manutenção do 'Sistema de Olho Vivo', somado ainda a colaboração da população em denunciar, na maioria das vezes, de maneira anônima, situações que antes, por medo não eram denunciadas e que quando chegam a Polícia Militar, tem uma tratativa imediata.
Com relação aos crimes de furto e lesão corporal, segundo a Polícia Militar, essas duas modalidades de crime, ocorrem com maior incidência, visto que é muito difícil prevenir de forma automática esses delitos.
Entretanto, com várias ações e operações desenvolvidas pela Polícia Militar ao longo dos últimos meses, como 'Patrulha Escolar', 'Proteja seu Bairro', 'Operação Presença' e 'Batida Policial', houve uma diminuição na incidência de furtos em 2019, em Arcos, quando comparados com os números de 2018.
Para se ter uma ideia, em 2018, houve 302 registros de furto e em 2019, houve 277 registros.
Já os casos de lesão corporal sofreram aumento, sendo registrados 125 casos em 2018 e 153 casos em 2019, sendo que infelizmente, 1 em cada 3 registros de lesão corporal, trazem mulheres como vítimas.
Em 2019, os registros de estupro dobraram, pulando de 03 em 2018, para 06 casos em 2019.
Vale ressaltar que todos os registros de estupro foram feitos diretamente na Polícia Civil e também o impacto das campanhas que incentivam as mulheres a denunciarem esse tipo de ação criminosa.
Um detalhe negativo que chama a atenção é que em 2019, houve o registro de vários casos de importunação sexual, que é uma modalidade criminosa de natureza sexual,em que a vítima sofre o abuso, existindo o contato físico, entretanto sem o emprego de violência ou grave ameaça.
Apesar desses números, felizmente, não houve casos de feminicídio em Arcos em 2019, embora tenha havido muitos casos de agressão à mulher.
Um programa interessante, desenvolvido dentro da Polícia Militar que se chama 'Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica', tem auxiliado diversas mulheres em Arcos.
Trata-se de uma equipe composta, também, por uma Policial Feminina, que visa o atendimento posterior àquelas mulheres que sofreram agressões de natureza física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial.
Os Policiais Militares vão ao encontro da vítima para saber como ela está ultimamente, se o agressor voltou a fazer ameaças, se já foi expedida pela justiça a medida protetiva de urgência, entre outras questões.
Com relação ao crime de homicídio, em 2019 não foram registrados nenhum caso na cidade de Arcos.
Segundo Sargento Jonas Otaviano, dentro dos padrões atuais, 'Arcos é uma cidade segura, em comparação com outras cidades de mesmo porte da região, destacando-se na eficácia aplicada na segurança pública, tanto na parte preventiva quanto na repressão qualificada de delitos.
Devemos isso ao conjunto de esforços empregados, tanto pelos policiais, que vêm desenvolvendo o seu trabalho com dedicação e afinco, quanto pela população, que ajuda a polícia através das denúncias, sejam elas anônimas ou não.
Outro fator crucial é a sintonia dos órgãos envolvidos. Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil, que trabalham com o compartilhamento de informações o tempo todo.
Cada instituição tem sua esfera de atuação, mas a busca pelo resultado final é perseguida por todos.'
Sobre a implantação de mais medidas no combate ao crime, Sargento Jonas, relatou que: 'ainda este ano, com o suporte importantíssimo dos poderes Legislativo e Executivo, estaremos ainda ampliando nosso sistema OLHO VIVO, com a instalação de mais câmeras de monitoramento, além das câmeras de ‘LPR’, com leitura automática de placas de veículos. '
Opinião
Parabéns as nossas gloriosas Polícia Militar, Polícia Civil e Poder Judiciário pelo belo trabalho em nossa cidade, transmitindo ao cidadão a sensação real de segurança, dando um qualidade de vida melhor para todos nós arcoenses, que podemos dormir tranquilos, sabendo que nossa Segurança Pública, está em boas mãos.
Comente