Não é de hoje, que existem reclamações da população  sobre o pátio de manobras da empresa VLI na cidade de Arcos, sem contar claro nos 03 pontos, onde a ferrovia entra em conflito direto com o trânsito.

 

Bairro Jardim Bela Vista, cruzamento da Rua Desdete Rodrigues de Souza com a Rua João Pedro Teixeira;

Bairro São José, cruzamento BR 354 com Rua Filisbina Vieira;

Continua após a publicidade

Bairro Mangabeiras, cruzamento da Avenida Magalhães Pinto com BR 354.

 

Na década de 90, na administração da Prefeita Hilda Borges de Andrade, foi feita a Trincheira, ligando a Avenida Governador Valadares, com a BR 354, que desafogou e muito o trânsito já naquela época, tanto que hoje, é impossível imaginar a cidade de Arcos, sem aquela Trincheira.

Continua após a publicidade

 

Nos últimos anos, muito se falou sobre uma obra de uma possível Trincheira, ligando a Rua São Geraldo à Rua Vilmar Rosa Bueno, no Bairro Jardim Bela Vista, porém até o momento, nenhuma posição concreta.

 

Continua após a publicidade

Mesma história é o caso da tão desejada transferência do Pátio de Manobras da empresa, para a Zona Rural, evitando assim as manobras, que em tese, seguram muito o trânsito, principalmente nos cruzamentos do Bairro São José e do Bairro Jardim Bela Vista.

 

Nas últimas semanas, recebemos várias reclamações de moradores, principalmente dos bairros Jardim Bela Vista e São José, sobre o aumento na movimentação noturna das locomotivas, principalmente nas madrugadas, incomodando e muito as pessoas que moram próximas à linha férrea.

Continua após a publicidade

 

Segundo relato de moradores, as locomotivas ficam várias horas funcionando em marcha lenta, aguardando a movimentação de outras composições.

 

Alguns moradores, relataram também a grande quantidade de fumaça e fuligem, jogada ao ar pelas locomotivas, tanto que há a necessidade de manter as portas e janelas dos imóveis, constantemente fechadas.

 

Diante dos fatos narrados, nossa equipe de jornalismo entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da VLI, na última quinta-feira (23), expondo a indagação dos moradores.

 

Na tarde desta segunda-feira (27) a Assessoria de Comunicação da VLI nos respondeu via e-mail:

 

" A VLI, controladora da linha férrea, esclarece que o fluxo de trens no local não mudou. A empresa segue mantendo o monitoramento do ruído e da emissão de particulados das locomotivas. Para reclamações e/ou sugestões, a comunidade pode ligar para o 0800 022 1211 ou enviar mensagens para o WhatsApp (31) 98308-5538."