A Associação Arcoense de Apoio aos Pais e Familiares da Pessoa com Autismo – TEAcolhe, orgulhosamente, trouxe à Cidade de Arcos, o Projeto “Sessão Azul”.
Visando promover a inclusão social da pessoa com autismo e com distúrbios sensoriais, o projeto vem sendo promovido em diversas cidades brasileiras. Apesar de sua existência em outros países, no Brasil, as responsáveis pelo desenvolvimento da ideia são as psicólogas Carolina Salviano e Bruna Manta do Rio de Janeiro.
O projeto visa aproximar a pessoa com autismo destes ambientes culturais, para assim, futuramente, estarem preparados para a integração em sessões regulares. Por isso, é necessário entender que a inclusão social é tão importante quanto à escolar.
Os autistas de nossa cidade precisam estar em constante contato com a sociedade, usufruindo de seus direitos constitucionais, nos quais inclui o acesso à cultura.
Em Arcos, a Associação TEAcolhe foi a responsável pela elaboração da Primeira Sessão Azul de Cinema da região. Em parceria com o cinema Local Josué’s Cine, a associação reuniu autistas, seus familiares, amigos e voluntários para a exibição do filme Frozen II.
Na ocasião, a sala de cinema foi totalmente adaptada: o som permaneceu em volume menor, as luzes ficaram acesas, possibilitando que as crianças explorassem todo o ambiente - brincaram, andaram, falaram, puderam emitir seus sons “particulares”, puderam ser elas mesmas, sem julgamentos, sem preconceito.
Para muitos, aquela foi a primeira experiência em um cinema. Nós da TEAcolhe esperamos inserir essa atividade no calendário anual da associação para que juntos possamos promover o acesso à cultura para a pessoa com autismo e demais deficiências.
Comente