Durante o forte temporal que atingiu a cidade de Arcos, na tarde e noite de quinta-feira (13), vários vídeos, imagens e áudios circularam nas redes sociais, expondo e mostrando a quantidade de água que caiu na cidade, provocando prejuízos e muitos transtornos.
A equipe do Arcos Notícias percorreu vários pontos da cidade e pôde ver de perto, a força e violência das águas, principalmente no trecho 02 da Avenida Sanitária.
►Ruas e Avenidas
Várias Ruas e Avenidas tiveram parte do calçamento, principalmente asfalto arrancados, como nas Avenidas Sanitária 1 e 2, Rua Donato Rocha (Centro), parte da Rua Pedro Ramos (Bairro Brasília), Rua Rivalino Ananias (Olaria), Avenida Moacir Dias de Carvalho, Rua Belo Horizonte com Rua São Gabriel, entre outras.
De longe, a Avenida Sanitária trecho 2 foi uma das mais atingidas, sendo que em vários pontos, a força da água impressionou.
Um veículo foi arrastado pela força das águas e caiu no canal da Avenida Sanitária Trecho 2. Felizmente não havia ninguém dentro do veiculo e ninguém se feriu.
►O acesso pela Ponte que liga o centro ao bairro Olaria, até às 22 horas desta quinta (13) ainda estava interditado devido ao grande volume de água, algumas casas na região foram alagadas.
Parte da Avenida Sanitária Trecho 2, próximo a Zoonoses e Clube Renovação de Vida (Melhor Idade) também continuam intransitáveis até o fechamento desta edição (23h00) com um volume grande de água.
O Trecho interditado, fica entre a Ponte do Bairro Olaria e o Posto de Combustíveis, na Avenida Trecho 01.
►Casas e empresas alagadas
Várias residências em diferentes pontos, principalmente próximo a Avenida Sanitária trecho 2, ficaram alagadas.
Uma gráfica na Rua Donato Rocha e uma residência também ficaram alagadas.
►Muro do Cemitério
Parte do Muro do Cemitério Paroquial no centro da cidade, caiu pelo excesso de água acumulada.
Os túmulos não foram atingidos.
No trecho 2 da Avenida Sanitária, o muro de uma empresa também veio abaixo, pela força d'água.
►Parque Aquático Adriano Carlos Ribeiro (Prainha da Dona Hilda)
Segundo informações Oficiais, a Barragem da Prainha da Dona Hilda foi vistoriada na noite desta quinta-feira (13) e NÃO HÁ RISCOS de rompimento.
Nessa sexta-feira (14) uma equipe de especialistas da COPASA, fará uma nova vistoria junto com a Defesa Civil, Prefeitura e Corpo de Bombeiros.
►Trincheira
A Trincheira, que liga a BR 354 ao Centro de Arcos, ficou interditada até as 22 horas desta quinta-feira (13), devido ao grande volume de água acumulado naquele local..
Trânsito normal nesse momento na Trincheira.
►Queda de um sobrado.
Um sobrado de dois pavimentos desabou na Rua Pedro Ramos, próximo a quadra de esportes no Bairro Brasília.
Felizmente não havia nenhuma pessoa no interior da residência e ninguém se feriu.
Foram contabilizados apenas danos materiais.
As causas do desabamento não foram informadas e possivelmente uma perícia técnica fará o trabalho nesta sexta (14), na busca das possíveis causas e a consequente liberação para acesso dos proprietários.
►Vale ressaltar o trabalho de pessoas da comunidade, voluntários, que se dispuseram a ajudar a isolar as áreas de maior risco, minizando e eliminando possíveis novos problemas.
Também vale ressaltar e muito, os incansáveis funcionários da Secretária de Obras, que desde as 19 horas trabalham intensamente, para minimizar os impactos da chuva e continuarão também na madrugada de sexta (14).
A Polícia Militar, que tão logo foi acionada também não mediu esforços para a ajudar a população, sinalizando, orientando e passando a tranquilidade necessária, em um evento inesperado como o dessa tarde.
O Corpo de Bombeiros da cidade de Formiga, que percorreu e ainda está percorrendo toda a cidade, fazendo vistorias, principalmente nas residências próximas ao Rio dos Arcos, também cumpriu perfeitamente seu trabalho, também trazendo seguraça à população.
Vale ressaltar que felizmente, apesar das imagens fortes, NÃO HÁ RELATOS E NEM INFORMAÇÕES DE FERIDOS, apenas danos materiais.
►ATENÇÃO - Muita atenção com pedaços de asfalto, paralelepípedos soltos e tampas de esgoto abertas em diversos pontos da cidade.
►O Telefone e WhatsApp da Prefeitura de Arcos para informações, denúncias e solicitação de serviços é (37)99127-1774
►Prefeito Denilson Teixeira
Ainda na noite desta quinta-feira (13) a Equipe do Arcos Notícias conversou com o Prefeito Municipal de Arcos, Denilson Teixeira, que juntamente com o Secretário de Saúde Dr. João Júlio Cardoso, o Secretário de Integração Social Otávio Miranda e o Assessor de Comunicação Ramon Calixto, visitaram os pontos mais críticos e afetados pelo temporal.
►O prefeito falou sobre a possibilidade de Decretar Estado de Emergência nessa sexta-feira (14);
►Garantiu a nossa equipe de jornalismo, que 'não há risco de rompimento da Prainha';
►Denilson Teixeira falou ainda sobre planos de ação para evitar problemas como os dessa noite no futuro;
►Ainda de acordo com o Prefeito, as empresas de limpeza pública já foram todas acionadas para um trabalho emergencial por toda a cidade.
Confira nossa entrevista com o Prefeito Denilson Teixeira.
Comente