Minas Gerais teve o seu primeiro caso confirmado do novo coronavírus neste domingo (8). A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde.
Trata-se de uma mulher de 47 anos de Divinópolis, no Centro-Oeste do Estado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), ela esteve na Itália e retornou à Belo Horizonte no dia 2 de março.
Neste momento, ela apresenta sintomas leves, como coriza, mialgia e sensação de mal-estar e encontra-se isolada em sua casa.
Ainda de acordo com a SES, a pasta foi comunicada do caso suspeito pelo laboratório Hermes Pardini na última sexta-feira (6). A coleta de seus exames foi realizada em sua própria residência, e a análise foi finalizada já no dia seguinte, sábado (7).
O material foi encaminhado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que homologou o resultado neste domingo.
"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais está preparada para receber este e novos casos de coronavírus e está tomando todas as medidas necessárias para prestar assistência à população e realizando vigilância epidemiológica da doença", informou.
Essa paciente que foi diagnosticada estava entre os casos suspeitos em Minas. Segundo o último balanço, agora são 122.
Brasil
Subiu para 25 o número de casos confirmados do Covid-19 em todo o país. Até esse sábado (7), eram 19 pacientes constatados. Os Estados que têm pacientes diagnosticados com a doença são:
Alagoas: 1
Bahia: 2
Minas Gerais: 1
Espírito Santo: 1
Rio de Janeiro: 3
São Paulo: 16
Distrito Federal: 1
Nos últimos dias, ao menos dois estados já tiveram registros de transmissão local: São Paulo e Bahia. Isso significa que a infecção ocorreu em pessoas sem histórico de viagem ao exterior, por meio de contato com outros pacientes.
Comente