Em janeiro, o Arcos Notícias trouxe uma matéria, falando sobre a insatisfação de moradores com relação a movimentação de locomotivas no pátio de manobras da VLi em Arcos.
O problema foi levantado e o Vereador Donizetti Bernardes (PTB), na época, levou a questão ao Plenário da Câmara, com relação a promessa de uma possível mudança do pátio de manobras, feita na campanha do atual prefeito.
A retirada do Pátio de manobras da VLi do Bairro Jardim Bela vista é um sonho para os moradores daquele bairro e de outros bairros como São Pedro e Cidade Nova, sem contar claro, o impacto na mobilidade, visto o tempo que muitas pessoas ficam paradas, esperando as manobras das composições, principalmente nos horários de almoço e ao final do dia.
No dia 07 de Fevereiro, o vereador Donizetti Bernardes (PTB) fez um requerimento ao Executivo Municipal, perguntando sobre o andamento do 'Projeto da possível retirada do Pátio de Manobras da Ferrovia, do perímetro urbano de Arcos', inclusive no requerimento, solicita que sejam informadas as ações já realizadas, bem como os próximos passos, visto que a retirada do pátio de manobras de dentro da cidade, foi uma das Propostas de Governo da atual Gestão.
Na reunião da última segunda-feira (09), foi feita a leitura em plenário da resposta do executivo.
Segundo a resposta, desde o inicio do mandato, o Poder Executivo, vem conversando com a VLi Logística sobre a possibilidade de retirada do Pátio de Manobras do perímetro urbano.
De acordo ainda com a resposta, as conversas avançaram, fazendo com que a Prefeitura de Arcos realizasse o Chamamento Público nº 021/2019, com o objetivo de buscar uma parceria para a Doação do Projeto, que viabilizasse a retirada do pátio de manobras, tendo em vista se tratar de um projeto caro e que demanda uma competência técnica específica muito grande.
Em contra partida, a Empresa Ferrovia Centro- Atlântica S.A, manifestou o interesse e elaborou o Projeto, contemplando vários documentos como:
Levantamento Topográfico;
Projeto Geométrico;
Diagrama Unifilar;
Projeto de Terraplenagem;
Projeto de Drenagem;
Projeto de Interferência;
Projeto de Superestrutura;
Projeto de obras Complementares;
Projeto de Revegetação;
Relatório Técnico, além da estimativa de custos.
A estimativa de custos desse projeto, gira em torno de R$25.249.005,55 (Vinte e Cinco Milhões, duzentos e quarenta e nove mil, cinco reais e cinquenta e cinco centavos).
O documento enviado à Câmara de Arcos, encerra com o posicionamento da Administração Municipal e diz que: 'nem é preciso mencionar que a Prefeitura Municipal de Arcos não tem condições financeiras para arcar com um investimento dessa magnitude no momento'.
De acordo com o vereador Donizetti Bernardes, 'infelizmente a retirada do Pátio de Manobras, não passou de uma promessa de campanha, que dificilmente será retirada do papel.'
O espaço está aberto, caso a Administração Municipal queira se manifestar.
Comente