A Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Prefeitura Municipal de Arcos, em parceria com Rotaract e Rotary Clube de Arcos realizaram no dia 10 de março de 2020 o curso de agroecologia teoria e prática com a temática – Agroecopedagogia na APAC com foco na AGROECOLOGIA e qualidade de vida para recuperandos da instituição.
O curso faz parte do projeto Circuito Técnico Pé no Chão, em sua terceira ação em 2020.
O desenvolvimento da agroecologia aumenta em Minas Gerais em cada ano. Na APAC, existe uma área propicia ao desenvolvimento de uma horta agroecologica.
Na abertura do curso, Robson Correia Secretário de Meio Ambiente enfatizou a importância da APAC para a sociedade em razão dos serviços prestado à comunidade. Na sequência cada participante fez sua apresentação falando o nome dos pais, e quantas pessoas haviam em suas famílias e também o que esperavam sobre o curso.
Programação executada e conteúdos:
8:00h Integração EMATER-MG, PREFEITURA DE ARCOS, APAC, ROTARY e ROTARACT
8:30h Princípios de agroecologia e planejamento de hortas.
9:00h Adubos químicos e orgânicos.
9:30h Práticas agroecológicas
Como fazer caldas naturais para controle de insetos.
BarboZen: uso da babosa e palma na nutrição de plantas e controle de insetos
Zenaido Lima da Fonseca – EMATER-MG Arcos.
10:00h: Como fazer armadilhas para controle de insetos.
Calda Irani – para controle de insetos
Irani Muniz Leão – EMATER-MG Arcos.
O curso de Agroecologia foi ministrado pelos funcionários da EMATER MG Arcos: Zenaido Lima da Fonseca engenheiro agrônomo da EMATER-MG Arcos que falou sobre os princípios básicos da agroecologia,plantio de hortaliças da semente a colheita, fez demonstração prática sobre produção de mudas de hortaliças em bandejas e calda natural a base de palma, babosa, vinagre álcool e pimenta para controle de insetos e adubação foliar de plantas usando do método agroecopedagogico criado por ele.
Irani Muniz Leão da Emater MG Arcos, ext. Agropecuário falou sobre agoroecologia e sua importância e realizou a pratica de produção do inseticida caseiro para controle de insetos que atacam as lavouras.
O presidente da APAC Humberto de Lima Rocha estava presente no evento e segundo ele o curso foi de suma importância para o desenvolvimento da horta da instituição que está sendo replantada,ressaltou ainda a importância de se ter uma vida saudável sem o uso de componentes químicos,em breve os produtos estarão disponíveis para a venda.
Comente