As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), incluindo as infecções hospitalares, são questões fundamentais de segurança do paciente por estar entre os eventos adversos mais frequentes (e preveníveis) associados ao cuidado assistencial. Assim, o I Simpósio associado ao assunto, organizado pelo Complexo de Saúde São João de Deus tem como objetivo promover uma ampla discussão e reflexão sobre os diversos aspectos, avanços e perspectivas da prevenção e controle de infecção na promoção de uma assistência segura e de qualidade.
O evento contempla discussão de temas gerais com abordagem específica visando interface com qualidade como: “Desafios do Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecção para uma Assistência Segura” e “Disseminação de Microorganismos Multirresistentes: quais evidências sustentam a prática do isolamento na atualidade”.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, centenas de milhões de pacientes são afetados pelas IRAS a cada ano em todo o mundo, levando a uma mortalidade muito significativa e a enormes perdas financeiras para os sistemas de saúde. De cada 100 pacientes hospitalizados, 7 em países desenvolvidos e 10 em países em desenvolvimento irão adquirir pelo menos uma IRAS (WHO, 2014).
Segundo a Gerente Assistencial do Complexo de Saúde, Karina Duarte, o I Simpósio de Segurança do Paciente e prevenção às IRAS, visa desenvolver competências e conhecimento científico a respeito da Segurança e Qualidade dos Serviços, com ênfase na prevenção das infecções hospitalares, sendo primordial a experiência do paciente. “Trabalhando neste foco, é possível reduzir o desperdício do Sistema de Saúde, através: do aumento da Segurança Assistencial, do aumento da produtividade do leito hospitalar e da redução das readmissões hospitalares”, destaca a gerente.
O evento será realizado no Teatro Municipal da Usina Gravatá, em Divinópolis, no dia 14 de maio, das 18h30min. às 21h30min. As inscrições devem ser realizadas pessoalmente na Escola Técnica do Complexo de Saúde. As inscrições serão abertas até dia 10 de maio para público externo, se estendendo aos Alunos da Escola Técnica do CSSJD por R$25,00 e para demais profissionais da saúde o investimento será de R$35,00. Mais informações pelos telefones (37) 3229-7469 ou (37) 3229-7566.
Comente