Números do Boletim Epidemiológico divulgado na tarde desta Terça-Feira (31) mostram que a cidade de Arcos tem felizmente apenas um caso confirmado da Covid-19 (Coronavírus).

Porém os números do Boletim mostram o seguinte cenário:

►Casos Suspeitos 140

► Casos em Monitoramento 095
►Casos Descartados 045
►Casos Confirmados 001

Continua após a publicidade

Totalizando 140 casos suspeitos no município de Arcos

100

Estamos em estado praticamente de alerta, visto que os casos monitorados subiram de 108 nessa segunda-feira (30) para 140 nessa terça-feira (31), uma aumento de 32 casos monitorados, ou seja um aumento de mais de 30%.

Continua após a publicidade

Mesmo diante desses números, várias pessoas na cidade de Arcos, parecem não acreditar no risco ao qual todos nós estamos sujeitos.

Nesta terça-feira (31) várias imagens de pessoas principalmente nas filas de bancos, sem os devidos cuidados circularam nas redes sociais.

Mesmo caso acontece nos grandes supermercados.

Continua após a publicidade

O isolamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é parte determinante, para evitarmos a propagação da Covid-19.

Para se ter uma ideia da gravidade da situação em nossa região, a vizinha cidade de Lagoa da Prata, apresentou no último Boletim (31/03/2020) um total de 117 casos , sendo 107 casos suspeitos, 06 casos confirmados e 04 casos descartados.

100

Continua após a publicidade

Diante desse quadro crítico e depois de "ensaiar'' uma reabertura do comércio, a cidade de Lagoa da Prata voltou a restringir o comércio.

Segundo informações do Jornal O Tempo, ''Cidade mineira de Lagoa da Prata registra seis confirmações para Covid 19; considerando dados da Secretaria de Estado de Saúde, município fica entre as cinco municípios com maior incidência proporcional de infectados''

O novo Decreto 076/2020 emitido na tarde da última segunda-feira (30) na cidade de Lagoa da Prata, que foi assinado pelo Prefeito Paulo Teodoro, apresentou medidas mais rígidas, proibindo a abertura de bares, restaurantes e lanchonetes, restringindo atendimentos nos estabelecimentos de alimentação, como padarias, açougues e supermercados, proibindo serviços de transporte como mototáxi e obrigando medidas mais firmes de higiene e de isolamento social, a fim de evitar a proliferação do coronavírus.

A Covid-19 é grave e infelizmente está batendo 'à nossa porta'.

Precisamos urgentemente, adotar e seguir as medidas recomendadas a fim de evitarmos um caos na saúde pública e evitarmos possíveis mortes.

O cenário é grave e demanda atenção de todos.