Na tarde desta quinta-feira (02) a Equipe do Corpo de Bombeiros fez o resgate de um tamanduá-bandeira na comunidade do Barreiro em Arcos.
De acordo com assessoria do Corpo de Bombeiros, os militares fizeram o resgate de um tamanduá bandeira que havia caído no fundo de um 'forno de Cal' desativado de uma empresa.
O forno tinha aproximadamente uns 6 metros de profundidade, e uns 4 metros de largura na sua parte mais larga, que se afunilava ao ponto mais baixo do forno, onde se encontrava o animal. As paredes do forno eram revestidas de lata de alumínio, e por este motivo, o animal não conseguiu sair do local.
Após a avaliação da cena/ricos do local, a guarnição munida dos equipamentos de salvamento em altura, colocou uma escada dentro do fosso para acessar o animal. Com o uso de cordas de salvamento em altura, após ter sido feita a ancoragem, dois militares desceram até o fundo do forno, e capturaram o tamanduá, da espécie, “bandeira”, com o uso de um “cambão”, equipamento próprio para imobilização/contenção de animais, que podem oferecer riscos aos integrantes da guarnição.
O animal foi retirado do local e não apresentava ferimentos, e logo após a retirada do “cambão”, já no ambiente seguro para os militares e para o animal, o mesmo adentrou na mata local, seu habitat natural.
OUTRAS INFORMAÇÕES:
Como o local era de difícil acesso, com afunilamento até chegar animal, (tamanduá), visando a segurança da operação, o desgaste físico, considerando o calor do ambiente e a necessidade de evacuação rápida do local em caso de ataque do animal, o militar que capturou o tamanduá adentrou no formo desativado sem 'gandola' para melhor condução dos trabalhos.
Comente