Uma Secretaria de Meio ambiente não passa de uma "ferramenta" coadjuvante, mas é proficiente desde que seja operante, não fique somente na teoria, na tese, mas sai da exegese e vira catequese.
Sem um conselho de meio ambiente é ela, sozinha, não vale nada.
Como assim Zé, seja mais claro por favor?
Ora, explico, sô!
Meio ambiente começa na casa e na cabeça da gente.
Devemos estar sempre atentos, conscientes.
Secretaria de Meio Ambiente sem participação consistente da população é engodo, pura embromação.
A secretaria que nem visita o seu horto, ignora a bacia hidrográfica, está por fora das agressões ambientais rurais e industrias pelas mineradoras.
Que não tem compromisso em transformar o lixão em verdadeiro Aterro Sanitário.
Que finge estar tratando esgoto para o emissário é motivo de piada.
Devemos cutucar com vara curta os nossos vereadores, denunciar no MP, cobrar do prefeito tudo que pode ser feito, mesmo com as limitações financeiras.
Pois ha ICMS envolvido, e o lucro é certo.
As Empresas cimenteiras estão aguardando regularização ambiental da prefeitura há anos!
Aguarda parceria para poder incinerar, pasmemos, cerca de 30% do lixo solido em suas caixas de fumaça nos fornos de clínquer, sem produzir nenhuma fuligem, nenhum refugo ambiental, incineração 100% integral.
Enquanto não houver integração entre os quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e a população, pode-se ter absoluta certeza, pode-se concluir que as ações isoladas dos poderes municipais, estaduais e federais não colocarão em sua marcha administrativa a pauta incisiva dando prioridade ambiental.
Os resultados planejados, existam ou não órgãos ambientais em todas as escalas, não renderão os resultados esperados.
Não é uma autarquia a mais que não conta com uma estrutura ideal e participação efetiva da população, é que será capais de fazer magia, pois, ela, dentro de poucos dias, será, nada mais nada menos, que parte integrante de um Sistema cuja cultura - publica, pessoal e privada -, é o puro descaso, para não dizer múltipla falência devido sua negligência e, por que não? Incompetência.
Em fim uma louça a mais na pia!
Nada mais.
A união contra a devastação é crucial para defender o meio ambiente de toda sorte de devastação.
A melhor estratagema é criar junto a Secretaria (imediatamente) um efetivo CODEMA, (órgão criado para incluir ações aos órgãos públicos, advindas dos setores empresariais e políticos e as organizações da sociedade civil no debate e na busca de soluções para o uso dos recursos naturais e a recuperação dos danos ambientais.
O qual segundo rege a Legislação, os conselheiros precisam ser eleitos, - não pelos prefeitos -, mas sim por aclamação da população em uma grande assembleia.
Um CODEMA, depois de montado, vira um batalhão de soldado, um novo estratagema para o povo ambientalmente educado que fará rufar os tambores e marchar com resolução em cada assunto ambiental que envolver degradação.
Comente