A partir de hoje (06/05), estudantes interessados em conquistar uma vaga ou bolsa de estudos no ensino superior devem ficar atentos ao prazo de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições podem ser feitas a partir das 10h de hoje (06/05) até 23h59 do dia 17 de maio, no Sistema Enem. Todos os participantes precisam fazer inscrição, inclusive aqueles que tiverem a isenção aprovada. Quem não teve o pedido de isenção aceito deve pagar a taxa de R$ 85, até 23 de maio.
Os participantes que necessitarem de atendimento personalizado devem solicitá-lo durante a inscrição. Surdos, deficientes auditivos e surdocegos deverão informar se usam aparelho auditivo ou implante coclear. Para quem deseja inserir o nome social, as informações poderão ser preenchidas no site entre os dias 20 e 24 de maio.
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. No primeiro dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5h30 de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas. Já no segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação terá 5h de duração.
O cronograma completo e outras informações estão disponíveis no Site do Enem e no Aplicativo do Enem.
O Exame
As notas do Enem permitem ao estudante se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema informatizado do MEC que condensa as vagas de universidades públicas de todo o país. No caso de o aluno optar por universidades privadas, o Enem é necessário para acessar as modalidades de financiamento ofertadas pelo Governo Federal. Para concorrer a uma das bolsas do Programa Universidade Para Todos (ProUni), por exemplo, é necessário que o candidato tenha obtido nota mínima de 450 pontos no Enem e não tenha zerado a redação. O ProUni oferece bolsas que variam de 50% a 100%.
Outra forma de apoio financeiro que também tem como pré-requisito a realização do Enem é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Neste caso, há uma modalidade com juros zero, para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos, e outra com juros que variam de acordo com a instituição bancária. O Fies pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso.
Comente