Nos últimos 15 dias, em nossa região, foram 07 ocorrências de queda de altura, segundo a Central de Regulação do SAMU.

Do dia 23 de abril até o dia 07 de maio, ocorreram "quedas de altura" em:

 Divinópolis (23 DE ABRIL)

Um senhor, de 67 anos, consciente, queixando muita dor na região pélvica. (Caiu de uma altura de aproximadamente 4 metros. Estava no telhado olhando para fazer um reparo na caixa d'água quando pisou em uma telha ela quebrou.)

Continua após a publicidade

 Igaratinga (28 DE ABRIL)

Um homem, de 54 anos, consciente, com possível trauma raquimedular (TRM). Ele caiu do telhado, uma altura aproximada de 12 metros.

 Itaúna (30 DE ABRIL)

Continua após a publicidade

Um homem, sem idade identificada, consciente, porém muito confuso. Ele caiu de um telhado, altura aproximada de 3 metros.

 Cláudio (02 DE MAIO)

Um homem, de 32 anos, consciente, e com possível fratura em um dos braços. Caiu do telhado, uma altura aproximada de 6 metros.

Continua após a publicidade

 Nova Serrana (02 DE MAIO)

Um homem, de 46 anos, com possível fratura de arcos costais esquerdos. Ele caiu de um andaime.

 Lagoa da Prata (04 DE MAIO)

Continua após a publicidade

Um homem, de 39 anos, consciente e com escoriações. Ele caiu de uma altura aproximada de 2 metros, só não especificado de onde.

Pará de Minas (06 DE MAIO)

Um senhor, de 60 anos, consciente, queixando dor no peito e com um corte grande na cabeça. Caiu da escada, altura aproximada de três metros.

Esses números são preocupantes e acende um alerta sobre esse tipo de acidente, que infelizmente tem se tornado comum, tanto que o acidente envolvendo altura, até o ano 2018, segundo o Ministério do Trabalho era a segunda causa de acidentes fatais.

Lembrando que esses dados são apenas de empresas. Agora se pegarmos os números residenciais esse número com toda certeza será bem maior.

É importante atentarmos para a segurança em casa, principalmente com crianças e idosos, quando se tem escadas de acesso a pisos superiores ou inferiores. Nunca improvisar ao subir em alturas. Evitar acessar caixas d'água por telhados e muita atenção com andaimes e escadas, principalmente as feitas de madeira.

Saiba Mais sobre a Norma Regulamentadora - NR 35

Conversamos com o Engenheiro de Segurança Do Trabalho, Tiago Francisco da Antecipar, que nos falou um pouco sobre a NR35, que regulamenta o trabalho em altura e os cuidados básicos que todos nós precisamos ter.