Há exatos 10 anos era inaugurado um dos marcos da saúde da cidade de Arcos - o Hospital Municipal São José.
Na gestão do então Prefeito Baiano, o sonho de ter um hospital municipal em fim saiu do papel, porém, para chegarmos até aqui, muita coisa aconteceu.
Uma das curiosidades é que o Hospital Municipal São José, ganhou esse nome, por estar em um bairro chamado São José e também por ser inaugurado justamente no dia 1º de Maio, quando a Igreja Católica comemora o dia de ''São José Operário''.
Nós do Arcos Notícias, fizemos um resumo:
►Saúde em Arcos
Em 12 de Agosto de 1977, na Gestão do então Prefeito Paulo Marques de Oliveira, que tinha como vice-prefeito Adilson Roque da Silva e como Presidente da Câmara Municipal, Francisco Roque Teixeira, foi oficialmente criada a FUMUSA (Fundação Municipal de Saúde e Assistência).
A criação e aprovação da Lei 872 de 20 de Junho de 1977 foi um marco na saúde arcoense, graças ao pensamento visionário e futurista de Paulo Marques.
Com o passar do tempo, a demanda no campo da saúde cresceu na mesma proporção em que a cidade de Arcos crescia, por isso a necessidade de expandir os atendimentos na área da saúde.
Com isso, foram efetuadas várias mudanças na Saúde de Arcos. Um das mais significativas, foi a criação do Pronto Atendimento, na parte inferior do Prédio da FUMUSA, onde hoje atualmente existe o Centro Municipal de Fisioterapia Dr. Geraldo Prado.
►Criação do Hospital Municipal São José
No ano de 2010, durante a 1ª Gestão de Claudenir José de Melo 'Baiano' (2009/2012), que tinha como vice-prefeito, o atual secretário de saúde João Júlio Cardoso, houve a possibilidade da criação do Hospital Municipal São José.
O local não poderia ter sido melhor escolhido, o mesmo prédio onde até então funcionava o Hospital Dona Ruth Cardoso - o famoso Hospital de Otorrinolaringologia - criado pela Prefeita Dona Hilda Borges de Andrade, em seu segundo mandato (1997/2000), juntamente com o vice-prefeito Dr. Sebastião Rodrigues, para atender uma área específica da saúde, que até então não tínhamos na região.
Como já havia um amplo espaço físico e vontade de ter-se um Hospital Municipal, foram feitas algumas mudanças necessárias, além do credenciamento junto ao SUS para o funcionamento como Hospital.
No dia primeiro dia de maio, do ano de 2010 (01/05/2010), praticamente 33 anos após a pioneira criação da FUMUSA, foi inaugurado o Hospital Municipal São José, que tornou-se referência na saúde do município e que disponibilizou para toda a população o atendimento de Pronto Socorro 24 horas, além de internações mais simples e até mesmo pequenas cirurgias.
Essa significativa mudança, representou o segundo grande salto da saúde arcoense.
►Serviços à População
Além dos serviços como Pronto Socorro, o Hospital Municipal São José passou a fornecer serviços como: Raios - X, ultrassons, mamografias, eletrocardiogramas, exames laboratoriais e passou a contar também com um Corpo Clínico constituído por Médicos especialistas renomados como Dr. Roberto Dias de Carvalho para pequenas cirurgias e ortopedia; Dr. Arilson com atendimentos e procedimentos urológicos; Dr. Luciano Pimentel para consultas de ortopedia.
Mesmo tornando-se um Hospital Pronto Socorro, ainda continuaram os atendimentos como a realização de cirurgias e consultas de otorrinolaringologia, sob o comando de Dr. Daniel.
►Um ano e oito meses
Na gestão do Prefeito Dr. Roberto Alves e de sua vice Luciana (2013/2014) , foram implantados os exames de Mamografia e Raios-X Digitais, melhorando significativamente a qualidade no resultado dos exames.
Também aconteceu a construção da nova recepção, adaptação do segundo andar, que passou a ser destinado para as consultas eletivas, implantação do 'Protocolo de Manchester', que consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, sendo vermelho representando os casos de maior gravidade e azul os casos de menor gravidade, Criação de mais uma sala de emergência, aumento de mais médicos especialistas como Ortopedista e Cirurgião, além de uma reforma geral, possibilitando mais conforto, tanto para pacientes, quanto para os funcionários.
►Mais Melhorias
Em 2015, em seu segundo mandato (2014/2016), o então Prefeito 'Baiano', ao lado de Dr. Wellington Roque adquiriram equipamentos básicos para funcionamento de um CTI, entre eles: Ventiladores Pulmonar, Cardioversores com Marcapasso, desfibriladores, bombas de infusão, monitores multiparâmetros, oxímetros, e vários outros equipamentos que foram de suma importância no enfrentamento de Epidemias de Dengue e atualmente, estão prontos e a disposição para tratamentos diversos, inclusive a possíveis casos da Covid 19.
►Atual Gestão
Na atual gestão do Prefeito Denílson Teixeira, (2016/2020), ao lado de Halph Carvalho, o Hospital Municipal São José passou por uma reestruturação na escala médica, pinturas nas áreas externas, além de uma grande economia de quase um milhão de reais com transporte de pacientes por UTI Móvel para outras unidades hospitalares, fruto também da implantação da Unidade do SAMU na cidade de Arcos.
►Pandemia Covid-19
Com a grave crise mundial em decorrência da Pandemia Covid-19 e a preocupação de todos os gestores, foi criado dentro do Hospital Municipal São José uma ala no segundo andar do prédio, exclusiva para o tratamento de POSSÍVEIS pacientes em estado mais grave.
A ala criada conta com cerca de 10 leitos adaptados, respiradores, funcionários, enfermeiros, fisioterapeutas, todos capacitados para receber esses pacientes.
PARABÉNS a todas as pessoas que contribuíram para a criação e funcionamento do Hospital Municipal São José, que completa uma década de bons serviços à população.
É impossível imaginar uma Arcos sem os atendimentos prestados pelo Hospital Municipal São José, principalmente nesse momento delicado ao qual todos nós vivemos.
Desde sua inauguração, vale ressaltar que o Hospital sempre esteve amparado por grandes e competentes profissionais em todos os setores, trazendo um senso de segurança e confiança em nossa população.
Nota: Aproveitando o ensejo, a Equipe do Arcos Notícias agradece, parabeniza e aplaude de pé cada colaborador do Hospital Municipal São José, pela dedicação e amor à profissão.
Comente