Conversando com um amigo sobre profissões e suas respectivas funções, fui levado a pensar mais sobre a "Vida de um Policial"...

Como será encarar a morte em cada patrulhamento?

Sim, porque o Policial está sujeito a levar um tiro de um bandido em cada esquina que passa...

Acho que eu não teria essa "tranquilidade" de saber que é sempre um alvo e que para um bandido não há meio termo.

Continua após a publicidade

Fui pesquisar sobre a Polícia Militar e pude ver que em média por ano, a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais "reformou" ou seja, colocou o Policial na inatividade permanente, remuneradamente ou não, cerca de 92 Policiais exclusivamente por problemas de saúde decorrentes da profissão.

A média de vida de um Policial em Minas Gerais é de 64,5 anos e que apenas 9% dos Policiais ultrapassam os 80 anos de idade.

É assustador ver que 18% dos Policiais morrem antes de serem transferidos para a Reserva e que eles, os Policiais contribuem aproximadamente 50 anos para ter o pagamento de pensão ao seu dependente.

Continua após a publicidade

Não bastasse esses números acima, os Policiais não possuem 21 direitos trabalhistas, que são garantidos na CLT.

Definitivamente, ser Policial tem de ser por amor a profissão.

Parece que "Os Donos do Poder" fazem de tudo para desanimar essa classe de trabalhadores e mesmo assim, esses Heróis doam suas vidas em prol da coletividade.

Continua após a publicidade

Você pode até criticar um Policial, porém quando o "bicho pega" e as coisas fogem à normalidade, você não pensa duas vezes e desesperadamente disca o 190.

Verdadeiramente a Polícia Militar de Minas Gerais está bem servida com grandes homens e mulheres que não medem esforços para a garantia da lei e da ordem.

Seja sob sol ou sob chuva, a viatura segue sua rota e os Policias enfrentam tudo com a única e exclusiva missão de servir e proteger a nossa população.

Continua após a publicidade

Valorizar e respeitar o Policial Militar e o seu trabalho é um direito e um dever de todos nós, que somos dependentes totais de sua proteção.

Quando criança, quis ser Policial... Gostava da postura e do respeito que Policiais como Marcolino, Dias, Cabo Miguel, e do Policial Bahia, hoje Sargento (se não me engano), passavam pra gente, transmitindo segurança, em uma Arcos de tempos atrás...

Que saudades do Cabo Pedro, covardemente morto em 2004...

Fechando os olhos posso lembrar claramente das viaturas passam, era um Fiat Uno, anteriormente um Fusca...

Vida longa a Polícia Militar e seus homens e mulheres sempre atentos e vigilantes, prontos para atender toda e qualquer ocorrência..

Que nossos governantes saibam dar o devido valor aos Policiais e que a população continue respeitando e sendo parceira da Polícia... e se precisar... Disque o 190, sabendo que do outro lado da linha está um filho, um pai, uma esposa, uma mãe, que escolheram servir a nossa comunidade.