O saudoso João dos Lotes, um cidadão honrado e de boas relações políticas, tem um histórico de atuação em Arcos, mais precisamente na Câmara Municipal, fazendo com que seu nome seja lembrado até hoje.
João Ribeiro, o nosso popular e querido João dos Lotes, nasceu no dia 3 de setembro de 1931, em Ijaci, que até então era município de Lavras/MG.
No inicio dos anos de 1960, trocou um caminhão que tinha por alguns lotes no Calcita em Arcos , sem ao menos conhecer os lotes.
Então em julho de 1962, quase dois anos depois, veio a Arcos para conhecer e tentar vender os lotes.
Chegando em Arcos, 'João dos Lotes' encantou-se pela cidade e pelo seu povo, resolvendo então fixar residência no município, trazendo inclusive sua mãe, Dona Lourdes Rodolfina de Mesquita para aqui morar.
Elegeu-se vereador passando pelas seguintes legislaturas: 1967 a 1971(segundo mandato do Sr. Edgard Faria), 1971 a 1973(mandato do Sr José Resende), 1973 a 1976 (mandato do Zizo).
Entre os feitos políticos, 'João dos Lotes' conseguiu credenciar o então Hospital Santa Rita, hoje,' Santa Casa de Arcos', juntos ao antigo INPS e INANPS e FUNRURAL, fortaleceu a Escola da Vila Boa Vista para a estadualização, alem de auxiliar na construção de mais algumas salas de aula para aquela escola, criou a Biblioteca Publica Municipal que posteriormente foi transferida para o prédio da Casa de Cultura.
Idealização do prolongamento da Av. Magalhães Pinto, porém esse projeto só veio ser executado no governo do Prefeito Senhor Paulo Marques.
Esses são alguns dos inúmeros projetos de sua autoria enquanto vereador, mostrando parte de sua atuação na Política Arcoense.
'João dos Lotes', foi também presidente do Ipiranga Esporte Clube e membro do 'Lions Clube de Arcos'.
O apelido de 'João dos Lotes', foi dado pelo senhor 'Manelito', por causa da quantidade de loteamentos, que ele abrira em Arcos, sendo o pioneiro nesse setor em nossa cidade.
Em Arcos, 'João dos Lotes', constituiu sua família, casando com Dona Vitoria com quem teve 5 filhos.
'João dos Lotes', era também um poeta. Adorava fazer rimas, mesmo sendo autodidata.
Logo após sua chegada a Arcos, iniciou-se na arte de escrever suas poesias, onde o primeiro poema recebeu o nome de 'O homem, a Luz e os Passarinhos'.
'João dos Lotes' também fez mais uma homenagem a terra que escolheu para viver, com o titulo de 'Terra de Arcos'.
Terra de Arcos
Arcos cidade menina
Nas belas terras de Minas
Clareia-se todo rincão
Arcos cidade florida
Onde tem grandes jazidas
Das fontes dessa nação
O que Arcos tem de beleza
É a própria natureza
Dada com predileção
Arcos cidade gigante
De um futuro brilhante
Desta nova geração
João dos Lotes -10/09/1963
Em 1989, a dupla Nilson e Nelson em seu segundo LP, gravaram no Lado B a música 'Deus, homem e a natureza', uma toada composta por João dos Lotes e a dupla arcoense.
Nos anos finais de sua vida, 'João dos Lotes' dedicou-se ainda mais aos poemas, onde ele gostava sempre de fazer uma referencia à vida, assim como homenagear amigos e pessoas mais próximas.
Infelizmente, o nosso querido 'João dos Lotes', faleceu no dia 24 de maio de 2012 aos 80 anos de idade, deixando um legado, tanto na vida política e profissional, quanto na vida pessoal.
Tornou-se exemplo não só para os amigos e familiares, como também para os arcoenses, tamanho era o seu amor por nossa cidade e compromisso com a verdade.
O nosso abraço aos familiares desse grande homem, que adotou Arcos como sua terra natal!
Comente