A crueldade com que nossos semelhantes são tratados nos cárceres brasileiros coloca os detentos num inferno tão Dantesco que até o diabo desaprovaria para ser sua capitania.
O projeto APAC é o amai ao próximo como a si mesmo sendo cumprido.
Por iniciativa de uma Padre da Igreja Católica, uma semente de amor geminou há mais de 4 décadas e seu replantio já dura 45 anos de estupendas colheitas.
Plantada no jardim da esperança adubada pela aliança entre a indulgência e compaixão, irrigada pelo amor ao próximo, o humanismo instruído pelo homem de Nazaré transformou o projeto numa realidade que por si mesma, é.
a) Como é selecionado o APAQUEANO?
b) Qual a lotação ideal de cada APAC?
c) Qual o índice de recuperação?
O preso provisório, que aguarda julgamento, não é escolhido. Só vai para a APAC o encarcerado condenado, julgado, apto a cumprir pena, em regime fechado, aberto ou semiaberto. Mesmo assim, por indicação do Judiciário.
Saibamos todos que enquanto o regime comum regenera 15%, a APAC regenera 85%. Sendo que a média mundial é de 30%. A lotação de cada unidade é de cerca de 200 Apaqueanos.
Projetos de expansão em Arcos e em inúmeros municípios estão a caminho. Afim de humanizar os cárceres brasileiros roguemos a Deus para esse projeto se transforme em modelo para o governo. É de bom alvitre ressaltar que a APAC não se trata de um clube de privilégios!
Ao contrário do que muitos imaginam e se equivocam, é um presidio como outro qualquer. Possui muros altos dentro do que a lei determina.
As grades das celas são as mesmas. Abrem e fecham com a mesma segurança, contudo com uma diferença muito grande: os dormitórios, os banheiros e os demais cômodos são confortáveis a beça, são limpinhos da silva. A cozinha e a comida, feita pelos próprios detentos, depois de receberem treinamento, é impecável! Nada a ver com as desumanas superlotações. Há espaços ergométricos com o máximo de conforto.
Sem armas, sem policiamentos, esse sistema prisional conta com comissões de avaliação diária cujo monitoramento redunda, tanto em punições brandas, médias e graves, quanto em prêmios durante o processo de recuperação. A fábrica de blocos funciona a todo vapor.
A hortaliça sem agrotóxicos é uma beleza só. Os artesanatos que produzem com extrema qualidade e beleza encantam a todos os olhos, perfeito que são!
Os estudos e cursos profissionais ministrados são de excelente qualidade.
A APAC - Arcos assim como todas as dos demais municípios brasileiros, está crescendo muito rápido e também servindo de modelo ao mundo. Por que então o governo deve investir mais e mais no mesmo?
O projeto é exportado para inúmeros países de primeiro mundo, à exemplo da Alemanha que veio ao Brasil conhece-lo e o importar para implantar.
Muitos de nós, que tem por habito visitar os cárceres comuns, ao tentarmos equipará-los ao sistema prisional mais humanizado como a APAC, descobrimos ser uma comparação que nos angustia ao ponto de nos sentirmos também encarcerados. Encarcerados num País cujos direitos humanos são escritos a sangue.
Eis um slogan do projeto: O QUE MATA NÃO É O VENENO, É A SUA DOSE.
A APAC recebe, com dignidade o homem. O recebe para o instruir a mergulhar seu oceano interior esquecido, atingir região abissal no mais profundo abismo de si mesmo para se conscientizar que esse planeta é uma escola terrena de provações e que todos são redentores de si mesmos.
A APAC tem o compromisso de matar o criminoso e salvar o homem. Para isso sua gestão é feita a partir de uma disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho e o envolvimento da família do sentenciado.
Comente