Na manhã desta sexta-feira (19) três vídeos relatando a mortandade de peixes foram publicados nas Redes Sociais, retratando a mortandade de peixes no que seria o Rio de Arcos.

Na tarde desta sexta-feira (19) a Polícia Militar de Meio Ambiente, foi averiguar a veracidade dos vídeos através de uma denúncia de um proprietário de um imóvel rural na região, onde os militares constataram a morte de peixes, logo abaixo da Nova ETE.

De acordo com informações, o esgoto 'in natura' está caindo diretamente no Rio de Arcos, que é afluente do Rio São Francisco, causando danos a fauna aquática e hídrica e um dos motivos principais apontados, seria que as duas bombas da nova ETE estariam queimadas, impossibilitando a atuação do sistema de tratamento do esgoto.

Diante dos fatos, o município de Arcos foi autuado administrativamente pela Polícia de Meio Ambiente e segundo informações, o Setor de Obras já está providenciando novas bombas elétricas para serem recolocadas no local.

Continua após a publicidade

Fato é que desde a sua inauguração a 'Nova ETE' vem apresentando problemas, inclusive a CODEVASF, que é uma das responsáveis pelo projeto está ciente dos problemas e até o momento, não temos uma solução imediata.