O Deputado Antônio Carlos Arantes, encaminhou nesta sexta-feira (17) um ofício à Superintendente de Transporte Ferroviário, Vânia Silveira de Pádua Cardoso, solicitando que sejam feitos Estudos Técnicos para resolver um problema antigo dos arcoenses – a travessia da linha férrea.
As reclamações da ‘longa espera’ para a travessia tanto de pedestres, como de motoristas é uma constante há vários anos, principalmente nos pontos como Avenida Magalhães Pinto (entrada da cidade), Bairro São Judas/ Centro (Pulo do Gato) e no Bairro Jardim Bela Vista.
Há alguns meses, houve um acidente envolvendo um veículo e uma composição, que por muito pouco não gerou uma tragédia.
A solicitação do Deputado Arantes, tem com base relatos de moradores e motoristas e tem como propósito a inclusão da cidade de Arcos na formação do Plano Estratégico Ferroviário (PEF).
Histórico do Problema:
A linha férrea administrada pela VLi (Vale Logística Integrada) corta a cidade de Arcos MG, linha tronco – KM 574,496, MG – 0125, Altitude 749 M, inaugurada em 21/04/1908, passando pelos bairros:
Esplanada, Mangabeiras, Brasília, Centro, São José, Jardim Bela Vista, Planalto, Juca Dias, São Judas, totalizando quase 10 bairros.
Os pontos que mais prejudicam a mobilidade urbana, estão situados nos seguintes locais:
►Ponto A:
Entrada da cidade de Arcos, pela Avenida Magalhães Pinto (Bairro Mangabeiras/ Brasília).
Nesse local existe uma barreira, popularmente apelidada de ‘Guarita’ e somente uma linha férrea.
►Ponto B:
Br 354, Bairro São Judas sentido Centro da cidade (Bairro São José), próximo ao restaurante Pulo do Gato.
Existe também uma Guarita, além da movimentação das locomotivas, fazendo manobras de mudança de ramais, o que fecha esse cruzamento por cerca de 15 a 30 minutos diariamente.
Há ainda o trânsito intenso da BR 354, além de dois semáforos, o que faz com que o trânsito literalmente pare.
►Ponto C:
Rua Deusdete Rodrigues de Souza, com Rua João Pedro Teixeira, Bairro Jardim Bela Vista.
Trata-se de uma opção para os moradores de cerca de cinco bairros, terem acesso mais rápido ao centro.
Como está situado também na área de manobra para mudança de ramais, há o fechamento das vias, por cerca também de 15 a 30 minutos.
Com esse pedido do Deputado Antônio Carlos Arantes, traz à tona a esperança de uma possível resolução de um problema crônico da cidade de Arcos, que além de prejudicar a mobilidade urbana, ainda tira o sono de centenas de famílias.
Comente