A Prefeitura de Arcos realizou manutenção corretiva na Nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), para adequar seu funcionamento.

As moto-bombas, que realizam o transporte do esgoto para o sistema de tratamento, queimaram devido o painel elétrico não suportar a demanda delas de bombear a grande quantidade de efluentes que chegam todos os dias.

Situação que não permitia a desativação completa da antiga ETE.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Arcos, Miller Fernandes, conta que a Prefeitura por várias vezes acionou a CODEVASF para que o problema fosse resolvido, uma vez que, o projeto foi aprovado por ela.

Continua após a publicidade

“O painel elétrico que sustentava as bombas não era adequado para o tamanho da Nova ETE, ele necessitava de um equipamento a mais, o inversor de frequência.

Mesmo diante das cobranças, nada foi feito por parte da CODEVASF. Por isso, a Administração 2017/2020 fez todos os esforços necessários para resolver o problema”, conta.

O fato da nova ETE ter este problema impedia o total desligamento da antiga. No entanto, depois de realizar a manutenção e instalar todos os equipamentos e fazer os testes necessários, a estação está funcionando adequadamente e como deve ser desde a última semana, minimizando o mau cheiro na ETE localizada na zona norte.

Continua após a publicidade

Até agora, foi feito a manutenção corretiva de duas moto-bombas, instalação do inversor de frequência, manutenção no painel elétrico e está em processo de licitação a compra de equipamentos essenciais para o funcionamento adequado da ETE.

Vale ressaltar que o período para acabar de uma vez com o mau cheiro é de cerca de dez dias depois do funcionamento da nova estação.