Militares do Corpo de Bombeiros do Posto Avançado de Arcos, foram acionados no início da tarde desta quinta-feira (20), para combater um incêndio em uma plantação de eucalipto às margens da BR-354, em Arcos. A ocorrência foi registrada por volta das 12h15, na altura do KM 456.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, no local, os militares constataram se tratar de um incêndio de grandes proporções. Os trabalhos de combate às chamas duraram cerca de 3 horas.
Além da equipe dos bombeiros, estiveram no local ajudando no combate às chamas cinco ajudantes, sendo dois populares e três funcionários da Prefeitura de Iguatama, dentre estes, o secretário de meio ambiente do município.
Além da viatura dos bombeiros, um caminhão pipa disponibilizado pela Prefeitura de Iguatama auxiliou nos trabalhos de combate ao incêndio.
A rápida atuação dos militares e dos voluntários, foi fundamental para o controle das chamas que ameaçavam atingir uma área de reflorestamento e também uma empresa, próximo ao local.
Foram gastos aproximadamente 7 mil litros de água e foi queimado aproximadamente um hectare da plantação de eucalipto.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Iguatama, o incêndio pode ter sido criminoso, porém, nenhum suspeito foi identificado.
O corpo de bombeiros orienta:
Não provoque queimadas, além dos inúmeros danos à fauna e flora, provocar queimadas é crime ambiental, estando o infrator sujeito às sanções previstas em lei própria.
Comente