A manhã desta sexta-feira (21) acordou mais triste.

Faleceu na cidade de Uberlândia, vítima de uma parada cardíaca aos 73 anos, o cantor, produtor musical e compositor mineiro Ronaldo Adriano.

Compositor de grandes sucessos da música sertaneja como: Rosto Molhado, Último Adeus, Devolva a Passagem, Cantaram minha Vizinha, entre outros... Ronaldo Adriano é um dos mais respeitados artistas da música sertaneja.

São quase mil composições de sucesso, assinadas pelo artista, que apesar do grande sucesso, era dono de uma humildade ímpar...

Continua após a publicidade

Nas décadas de 70 e 80 era figurinha carimbada nos programas Silvio Santos e do Chacrinha.

Em 2010, por duas oportunidades, Ronaldo Adriano fez show na cidade de Arcos, no extinto Varandão Sertanejo e nas duas oportunidades tive o imenso prazer de entrevista-lo.

100

Continua após a publicidade

À família e amigos de Ronaldo Adriano, os nossos sinceros sentimentos.

Alberito Leocádio Caetano, nasceu no Triângulo Mineiro, na cidade de Capinópolis, em 07 de setembro de 1946.

Ainda criança, recebeu as primeiras orientações musicais da mãe, dona Ana, quando começou a empunhar o violão e a escrever e compor suas primeiras estrofes que no decorrer do tempo se transformaram em músicas de sucesso nacional e internacional.
Ainda jovem, mudou-se para Goiânia, depois para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, retornando para São Paulo, depois para Uberlândia, onde reside atualmente.

Continua após a publicidade

São de sua autoria, centenas de sucessos nacionais e internacionais gravados por duplas e artistas dos mais conhecidos do país.

Hoje somam mais de 800 composições dos mais variados gêneros da música sertaneja à música romântica e de outros ritmos.

Ao longo de sua carreira conheceu seus parceiros em várias composições tais como Benedito Seviero, Lindomar Castilho, Sebastião Rodovalho e Muniz Teixeira.

Continua após a publicidade

Suas canções foram gravadas por inúmeros artistas, como Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco, Cascatinha e Inhana, Jacó e Jacozinho, Zilo e Zalo, Carmem Silva, Trio Parada Dura, Carlos José, Barrerito (solo), Gilberto e Gilmar, Roberto e Meirinho, Peão Carreiro e Praense, Milionário e José Rico, Reginaldo Rossi, Sérgio Reis, Teodoro e Sampaio, Lindomar Castilho, Valdick Soriano, As Galvão, Leandro e Leonardo, Leonardo (solo), Chico Rey e Paraná, Frank Aguiar, Cézar e Paulinho, Duduca e Dalvan, Matogrosso e Mathias, As Mineirinhas, Belmonte e Amaraí, Chitãozinho e Xororó, Rick e Renner, João Paulo e Daniel, Daniel (solo), Guilherme e Santiago, Edson e Hudson, César Menotti e Fabiano, Chrystian e Ralf, Mococa e Paraíso, Muniz Teixeira e Joãozinho, Leyde e Laura, Valderi e Mizael, Carlito e Baduí.

Ronaldo continua cantando, gravando, e compondo seus sucessos com novos artistas e nomes já consagrados.
"Você é Doida Demais" música tema de abertura da série e do filme "Os Normais" da TV Globo é sem dúvida, seu maior sucesso que também figura no filme "Carandirú".
Com a música "Eu Vou Rifar Meu Coração", tema do filme "As Domésticas", ambas na voz do amigo e parceiro Lindomar Castilho.

Na voz de Cézar e Paulinho em 2005 veio mais um sucesso: "Se Tivé Muié Nóis Vai", trilha sonora da novela América, da TV Globo.
Mais uma trilha sonora com a música "Vou Pra Casa da Vizinha" na novela Bicho do Mato em 2006 pela TV Record, ambas em parceria com Muniz Teixeira.

"Blusa Vermelha", "Não Quero Piedade" e "No Colo da Noite", músicas que figuram na trilha sonora da primeira versão da novela Global "Paraíso", com Sérgio Reis, Kadu Moliterno e demais artistas de renome.
Na versão mais atual, Ronaldo participa com a música "Rosto Molhado" interpretada pelo cantor Daniel.

Ronaldo foi cantor das noites paulistana, carioca, goiana e mineira. Na escola do Circo, teve como professores: Silveira, Barrinha e Nhozinho e os humoristas Nhá Barbina e Chico Fumaça.

Se emociona muito quando lembra de seu padrinho que o lançou nacionalmente, o inesquecível Velho Guerreiro Chacrinha, pela extinta TV Tupy e também de seus grandes amigos Zé Béttio, Bolinha, Carlos Aguiar e Mourão Filho na época das Rádios Atalaia.

Entre compactos duplos, simples, LP's e atualmente CD's, gravou 19 entre os quais 8 foram Disco de Ouro, sem contar relançamentos.
No CD "Forronejão" reúne sucessos de ontem e hoje, com participações especiais de amigos como Gino e Geno, Os Parada Dura, Rick e Renner, e Muniz Teixeira e Joãozinho.

Alguns de seus grandes sucessos: Devolva a Passagem, Estrela de Ouro, Cantaram a Minha Vizinha, Camisola Preta, Barra Pesada, Tudo Bem, Nós Somos Dois Sem Vergonha, Pranto Escondido, Eu Disse Não, Cruz Pesada, Alma Ferida, Alto Astral, Vivendo Longe do Meu Bem, O Bebum, Trinta Dias por Mês, Astro Rei, Chora Coração, Explosão de Amor, etc.

Seu mais recente trabalho lançado é "O Porta-Voz do Romantismo" pela Gravadora Arte Brasil, e um DVD lançado em 2010 com os maiores sucessos de sua carreira e participações de amigos, pela Gravadora Águia Music.

Em 2010 gravou o seu primeiro DVD, com a participação de grandes nomes da música sertaneja como Muniz Teixeira e Joãozinho, Marcinha França, Sérgio Reis, Teodoro e Sampaio, Criolo e Aladim, Nhozinho, Lellis e Leonardo, Lourival Ferro, Léo Caetano, Chico Rey e Paraná, Os Parada Dura, Maida e Marcelo, Tostão, Rony e Marcelo, Tenório e Praense e Benedito Seviero. 

Confira uma entrevista que fiz com Ronaldo Adriano em 2010.