No dia 18 de Julho desse ano, o Arcos Notícias informou que o Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes havia solicitado formalmente a inclusão da cidade de Arcos no Plano Estratégico Ferroviário, cujo objetivo é buscar soluções para as cidades que margeiam a linha ferroviária.

A solicitação tem com base relatos de moradores e motoristas e tem como propósito a inclusão da cidade de Arcos na formação do Plano Estratégico Ferroviário (PEF).

Na manhã desta segunda-feira (31), a Superintendente de Transporte Ferroviário de Minas Gerais, senhorita Vânia Silveira de Pádua Cardoso, respondeu à solicitação do deputado, informando que os documentos e ofício serão encaminhados à Fundação Dom Cabral, para análise da possibilidade de compatibilização dos estudos em andamento no PEF (Plano Estratégico Ferroviário).

Ainda de acordo com a senhorita Vânia Silveira, a renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica S/A - FCA, concessionária que opera o trecho ferroviário que corta o município de Arcos/MG, se encontra em curso no Ministério da Infraestrutura e será objeto de audiências públicas.

Continua após a publicidade

Nós do Arcos Notícias iremos estar atendo a essas audiência e daremos ampla publicidade, quando elas forem ser realizadas, a fim de garantir a participação da população.

Leia na íntegra a resposta

Excelentíssimo Senhor Deputado,

Continua após a publicidade

Cumprimentando-o respeitosamente, em aditamento ao Ofício em epígrafe, sirvo-me do presente para informar que todo o material recebido nesta Superintendência, incluindo o material encaminhado relativo aos conflitos urbanos trazidos pela via férrea no município de Arcos/MG, serão encaminhados à Fundação Dom Cabral, para análise da possibilidade de compatibilização dos estudos em andamento no PEF, com as propostas encaminhadas por Vossa Excelência.

Não obstante, informamos que a renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica S/A - FCA, concessionária que opera o trecho ferroviário que corta o município de Arcos/MG, se encontra em curso no Ministério da Infraestrutura e será objeto de audiências públicas, oportunidade na qual poderão ser solicitadas a adoção de medidas mitigadoras dos conflitos causados pela operação ferroviária no referido município, bem como apresentadas propostas para análise da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, que definirá junto ao Ministério da Infraestrutura a proposição que será submetida ao Tribunal de Contas da União - TCU, para análise da renovação antecipada da concessão ferroviária.

Sendo o que se apresenta para o momento, nos colocamos à disposição para quaisquer informações complementares que se fizerem necessárias.

Continua após a publicidade

Att,

Vânia Silveira de Pádua Cardoso

Superintendente de Transporte Ferroviário

Continua após a publicidade