Na tarde desta quinta-feira (16), policiais militares e o professor e instrutor de trânsito João Carlos Pelicho ministraram uma palestra sobre segurança no trânsito para funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN (pólo de Arcos). A atividade objetivou ampliar o leque de conscientização coletiva por conta do ‘MAIO AMARELO’, cujo objetivo central é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. 

No evento, o capitão Bittencourt palestrou sobre a importância de cada ser humano saber se comportar no trânsito e apontou os principais erros dos condutores ao transformarem o ato de conduzir um veículo automotor numa ocorrência policial. “Todos nós temos o dever de fazer o que é certo, mesmo sabendo que não há ninguém por perto. Sem essa disciplina consciente, fica injusto cobrar de outras pessoas que se comportem bem no trânsito”, ressaltou o oficial.

O sargento Jonas explanou sobre a campanha do MAIO AMARELO, enfocando o tema deste ano: ‘NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA!’. O militar observou que a proposta é que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.

Por sua vez, o cabo Lucas abordou a questão do envolvimento de condutores alcoolizados nas ocorrências de trânsito, apresentando a as conseqüências indesejadas de um ato irresponsável e as medidas policiais e judiciais que serão tomadas caso a caso. 

Continua após a publicidade

Finalizando, o professor João Carlos explanou sobre a sinalização de trânsito, direitos e deveres dos condutores e dos pedestres, citando alguns casos práticos e trocando experiências cotidianas com os presentes.