A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) divulgou na tarde desta sexta-feira (17/05) o Informe Epidemiológico da Gripe no Estado de MG, onde a cidade de Formiga registrou o primeiro casos de Influenza A (H1N1)pdm09.
Dos 54 municípios que integram a Secretaria Regional de Saúde (SRS), foram notificados 28 casas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), onde 03 casos evoluíram para óbito em Divinópolis, Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará.
O caso da cidade de Formiga, não evoluiu para óbito e foi registrado há quase um mês em uma criança que passa bem e já se recuperou totalmente.
Oito casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), estão sob investigação.
Ao todo em Minas Gerais são 945 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 39 casos confirmados como Influenza e 100 casos para outros tipos de vírus respiratórios.
É importante ressaltar que na cidade de Arcos não houve nenhum registro.
A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.
A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Nesta situação, denominada Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), é obrigatória a notificação às autoridades de saúde.
A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
A Influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do País. Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, possuem um risco maior de desenvolver complicações. Muita gente não sabe, mas a gripe pode ser causada pelos vírus Influenza A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, as cepas A causem 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio das cepas B.
A vacinação contra a Gripe segue até o dia 31 de Maio em todo o estado.
Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa.
Comente