As setes Unidades de Suporte Avançado (USAs) do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste para Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência (Cis-Urg Oeste) já contam, a partir desta semana, com o aparelho de videolaringoscópio entre os equipamentos das ambulâncias.
Os aparelhos serão entregues, oficialmente, nesta terça-feira (1º) durante cerimônia na sede administrativa em Divinópolis.
O equipamento proporciona maior rapidez na intubação dos pacientes no atendimento de urgências e também registra o que foi feito pelo médico da equipe.
“Geralmente em ocorrências de traumas mais graves, é necessária a intubação do paciente no local, o que garante a ventilação das vias aéreas. Esse equipamento, através de uma fibra ótica, permite que o médico veja em uma tela onde o tubo tem que passar, facilitando o procedimento e melhorando a qualidade da assistência”, explicou o diretor técnico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Marco Aurélio Lobão.
Segundo o secretário executivo do Cis-Urg Oeste, José Marcio Zanardi, foram investidos cerca de R$ 200 mil para a melhoria da assistência que permite a intubação do paciente no local do acidente, inclusive auxiliando unidades de pronto-atendimentos que não tem equipamentos adequados.
Comente