O arcoense João Carlos Gontijo de Amorim foi homenageado na terça-feira (02) com Comenda Lyda Monteiro da Silva, em Belo Horizonte MG.

Esta Comenda idealizada pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG) é concedida à aqueles que se dedicam à defesa dos direitos humanos, dos direitos sociais, da democracia e da cidadania.

Somente duas Comendas são concedidas a cada ano, sendo o Dr. João Carlos um dos agraciados em 2020.

A homenagem foi entregue na sede da OAB MG, pelo presidente da CAA-MG, Dr. Luís Cláudio Chaves.

Continua após a publicidade

Trajetória profissional:

Presidente da Comissão de Assuntos Parlamentares e de Relações com o TRT 3ª Região da OAB/MG e também presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro Esporte Clube. Conselheiro Seccional da OAB/MG, por quatro mandatos; membro efetivo da comissão de Exame da Ordem da OAB/MG; membro titular da comissão de concurso público para juiz do trabalho da 3ª Região; membro efetivo do órgão especial da OAB/MG; e membro efetivo da Escola Superior de Advocacia da OAB/MG

Também foi presidente da Comissão de Direitos Sociais e Trabalhistas da OAB/MG; presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais; presidente da Associação Mineira de Advogados Trabalhistas (AMAT); auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Minas Gerais; entre outras experiências.

Continua após a publicidade

Ao lado de Dra. Angelina Roberta Teixeira Soares, Dr. João Carlos também está à frente do premiado e respeitado escritório LatoSensu Advocacia, que é referência em toda região.

Sobre a Comenda:

Lyda Monteiro foi a mais antiga funcionária do Conselho Federal da Ordem dos Advogados, onde ingressou em 1936, aos 16 anos de idade. Ocupou também o cargo de Diretora do Conselho Federal da OAB.

Continua após a publicidade

Em 1980 era secretária do então presidente da OAB/RJ, Eduardo Seabra Fagundes, quando, ao abrir uma carta endereçada a ele, foi vítima de um atentado bomba que ceifou a sua vida.