Faleceu na tarde de domingo (06), em São Paulo, o arcoense Ildeu Lara de Albuquerque.

As causas da morte não foram divulgadas e seu sepultamento ocorrerá nesta segunda-feira (07), no Cemitério do Morumbi, em São Paulo, às 13 horas.

Sobre Dr. Ildeu Lara de Albuquerque:

Natural da cidade de Arcos MG, Dr. Ildeu Lara de Albuquerque, é  filho do comerciante José Gontijo de Albuquerque (Juca do Anibal) e da professora Cecília de Albuquerque.

Continua após a publicidade

Iniciou o curso de Direito na Faculdade Federal do Paraná, concluindo seu bacharelado na Universidade Federal de Uberaba em 1963, tendo sido eleito o orador da turma desse ano.

Tempos depois na Faculdade de Direito da USP, Dr. Ildeu conquista todos os créditos de mestrado e de doutorado, na área da Filosofia do Direito.

Entre outras atividades foi jornalista, professor e diretor de ginásio. 

Continua após a publicidade

Trabalhou ainda em diversas empresas e entre os anos de 1963 a 1976 exerceu a advocacia.

Ingressou na magistratura trabalhista em 1976, e foi promovido ao cargo de Desembargador Federal do Trabalho em 1994, tendo exercido o cargo até sua aposentadoria.

Quanto a sua cultura pessoal, bastaria lembrar, sinteticamente, alguns de seus cursos de nível  superior: Humanidades, Filosofia, Teologia, Línguas  e Direito.

Continua após a publicidade

Casado com seu grande amor, Marly Bontempo de Albuquerque, ficou viúvo, sendo essa a perda irreparável em sua vida...

Dr. Ildeu é pai de duas filhas Kathia Maria Bomtempo de Albuquerque,  Desembargadora Federal do Trabalho e Karla Maria Bomtempo de Albuquerque Lira, arquiteta, casada com Francisco Rodrigues de Lira, engenheiro químico e matemático.

Tem ainda 3 netos: Thiago Ildeu, engenheiro  da computação, Thomaz Francisco, engenheiro civil, e Marcela, atualmente cursando o terceiro ano de medicina e o amor de sua vida.

Continua após a publicidade

Por ocasião  de sua posse no cargo de Desembargador, em seu discurso assim referiu-se a Arcos:

"Povo extraordinário. De fé, de religiosidade e de patriotismo...Lá nasci, vivi e na realidade de lá nunca saí...Se Arcos é a capital do calcário, o povo de Arcos  tem o coração  que nada tem de pedra. Povo altaneiro, progressista, alegre, generoso, mineiro que guarda os sinais da velha estirpe e trazendo ao mesmo tempo os sonhos do progresso e do desenvolvimento."

Assim, Ildeu Lara de Albuquerque, filho dessa terra abençoada por Nossa Senhora do Carmo, sempre trouxe Arcos em sua alma e coração.

Fica aqui os nossos sinceros sentimentos aos familiares, amigos e admiradores desse grande arcoense, que mesmo distante, sempre levou a cidade de Arcos consigo em seu coração.

Em 19 de agosto, o Arcos Notícias fez uma homenagem a Dr. Ildeu na coluna Personalidades Arcoenses.