“Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver”, Bertold Brecht, dramaturgo alemão. Comungando com esse pensamento, surgiu um grupo de sonhadores arcoenses, amantes da literatura e da mais pura arte, o desejo de colaborar com essa misteriosa “ arte de viver”. Esse grupo tem o intuito de, por meio de atividades artísticas e literárias, levar a todos as mais variadas formas de expressão de pensamentos, opiniões e sentimentos.
Isso, além de dar cor à vida, trará um enriquecimento literário, social e cultural a todos que puderem e quiserem se engajar a esse movimento que está se (re) iniciando em nossa cidade, a Academia de Letras de Arcos.
Essa instituição está (re) nascendo aos poucos e gerada com amor e cuidado, para crescer e amadurecer, a fim de propiciar momentos culturais que mostrarão que a literatura e a arte são mais que uma simples apresentação ou representação de algo, “a arte é a autoexpressão lutando para ser absoluta’, afirmou Fernando Pessoa.
É sabido que a arte tem um poder transformador. A criação transforma seu criador e aqueles a quem dela se apropria, isso ocorre pela ação simbólica e pelo legado que fica de cada manifestação cultural. Pelas manifestações culturais de um país, uma região, estado ou cidade, podemos conhecer características importantes desses locais, pode-se perceber a sensibilidade de um povo ou uma nação inteira.
A literatura e a arte têm o poder de humanização, transforma vidas e insere o indivíduo em um contexto social no qual ele é capaz de se reconhecer no outro.
Há pessoas que mudam seu comportamento, após terem contato com a literatura e arte, como a música, poema ou uma cena que podem levar à reflexão e trazer uma mudança de atitudes e ações ou marcar um momento, uma época, mas que serão trazidos sempre à memória do coração.
Baseando-se nessas primícias, a Academia de Letras de Arcos surge com objetivos bem claros de realizar estudos e pesquisas na área da literatura local e regional, promovendo e garantindo o aprimoramento da Língua Pátria e a elevação da dignidade do escritor do município e região; promover, apoiar e incentivar a cultura através de conferências e eventos literários culturais como, exposições, concursos de Poesia, Crônicas e Contos, Saraus, Noites Culturais, cursos, premiações e outras atividades de natureza artística e cultural; apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações artístico culturais do nosso município; incentivar e promover o hábito de leitura, a formação de novos leitores e o surgimento de novos talentos; propagar o culto, o estudo, a exaltação e a divulgação da vida e obra de personagens históricos e figuras literárias que ajudaram a construir a grandeza do município de Arcos e região, pois nesses tempos atuais em que o “ter” tem sido mais valorizado que o “ser”, em que o egoísmo por vezes, supera o altruísmo é necessário resgatar valores éticos e morais tão escassos.
E nada mais sábio que recorrer à literatura e à arte, congregando pessoas que se dediquem às atividades literárias e artísticas nas suas mais diversas formas, como disse George Bernard Shaw: “os espelhos são usados para ver o rosto e a arte para ver a alma”.
Queremos, nas ações da Academia de Letras de Arcos, valorizar artistas e descobrir talentos que ainda não tiveram a oportunidade de serem apreciados. Queremos ver a “alma” de nosso povo nas mais variadas formas de expressão artísticas e culturais. Queremos ser agentes transformadores da sociedade por meio da arte!
Comente