Teve início na manhã desta segunda-feira (20), a Semana Municipal “Por um SAMU sem Trote” em Divinópolis. As atividades de conscientização e mobilização serão realizadas em escolas da rede pública e privada, até a próxima sexta-feira, 24 de maio. A primeira escola a ser visitada foi a Estadual Miguel Couto.

É o segundo ano que essa campanha de conscientização é realizada e foi estabelecida através da Lei nº 8.368/2017 de autoria do vereador Raimundo Nonato (PDT). A iniciativa é uma parceria da Escola do Legislativo "Dr. Deusdedith Afonso Carrilho" da Câmara Municipal de Divinópolis e o CIS-URG SAMU Oeste.

Uma ambulância (uma das Unidades reservas), vai até a escola e uma equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) orienta os estudantes sobre a importância de não passar trotes para o SAMU, ou qualquer outro serviço, e também faz um pequeno treinamento de Suporte Básico de Vida (SBV) ou Primeiros Socorros, como é mais conhecido. A mascote SAMUZINHA também participa e faz a alegria, principalmente das crianças. Após as orientações os alunos podem conhecer a estrutura interna da Ambulância.

Comparando os dados das ligações de 2018 e 2019, do primeiro dia do ano até 20 de maio, houve uma queda no taxa de ligações que são consideradas trotes para o SAMU. Em 2018 foi 13,46%, neste ano 9,88%. (Ligações de todas cidades atendidas pelo SAMU Oeste).

Continua após a publicidade