A Câmara Municipal de Arcos recebeu na manhã de hoje a visita do superintendente da Unidade de Negócios Centro da COPASA, João Martins, que aceitou prontamente o convite dos vereadores para tratar de assuntos relativos à expansão e melhorias no serviço de captação, tratamento e distribuição de água no município. O executivo da empresa de saneamento estava acompanhado do encarregado do Sistema Arcos, Luis Carlos Cunha, que tem mais de 30 anos de serviços prestados à empresa e, portanto, conhece de perto as demandas e problemas apresentados em cada região da cidade.
Na semana passada o vereador Laerte Mateus viajou até Divinópolis, com destino ao escritório central da COPASA, onde se encontrou com João Martins, apresentando a ele os pontos que seriam abordados na visita ao Legislativo de Arcos. Dentre os temas discutidos está um grande investimento que será realizado pela empresa num ponto de captação no Rio Candonga, que ainda depende de autorização judicial.
Confiança
O presidente Ronaldo Ribeiro destacou a importância de se estabelecer uma relação de confiança entre a população e a COPASA, presente em Arcos há mais de 30 anos. “O povo precisa saber que pode contar com serviços de qualidade, pois a conta chega rigorosamente todos os meses às residências, faltando água ou não”, destacou. Tal preocupação foi compartilhada pelos demais vereadores, que sentem a pressão popular no dia a dia, já que são cobrados pontualmente pelos eleitores e munícipes.
Serviço de recomposição
As obras de recomposição nas ruas (após a conclusão do reparo nas redes) ainda foram alvo de crítica por parte da vereadora Kátia Mateus, que reverberou a insatisfação das pessoas de modo geral. Sobre essa questão específica, João Martins se disse solidário ao reconhecer tal deficiência no serviço prestado, e que muitas vezes é terceirizado.
Boas notícias
De acordo com Martins, mediante os investimentos importantes que foram, estão sendo e ainda serão realizados no município, como obtenção de novas fontes de captação, melhorias técnicas, contratação de pessoal e agilidade no serviço de distribuição e manutenção dos equipamentos, Arcos dificilmente sofrerá com problemas de escassez de água. Esse foi o compromisso firmado entre ambas as partes na reunião.
No dia 04 de janeiro, a Câmara encaminhou ofício ao Executivo para que a COPASA fosse notificada acerca da constante falta de água em diversos bairros da cidade, fato também motivado pela queda de energia elétrica na estação de tratamento em determinadas ocasiões, principalmente durante o período de estiagem. Diante do exposto, ou seja, desta reivindicação, a COPASA disponibilizou um gerador para o local, a ser utilizado em eventuais situações de ausência de energia elétrica, o que impede o funcionamento das bombas.
O equipamento já chegou a Arcos, e está à disposição da empresa para ser utilizado no Córrego das Almas.
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