Eram 5h30 e o carro de vacinação saía da Fundação Municipal de Saúde (Fumusa) em direção à cidade de Divinópolis. Lá, ele foi abastecido de vacinas, e retornou para Arcos horas depois, trazendo a esperança de que a guerra para a Covid-19 ganha mais uma batalha. A Secretaria Estadual de Saúde disponibilizou ao município 468 doses de vacina, nesta segunda-feira (1º).
A cidade recebe 218 doses da Coronavac (produzida pela chinesa Sinovac) e 250 doses da AstraZeneca ( Inglesa Oxford). Elas serão distribuídas da seguinte forma:
- Coronavac:
* 101 vacinas para a segunda dose das pessoas que foram imunizadas na semana atrasada
* 117 doses para idosos institucionalizados, vacinadores das salas de vacinas da Atenção Primária à Saúde e trabalhadores da área de saúde
- AstraZeneca
* 250 doses para
_ trabalhadores de hospitais (públicos e privados) que realizam atendimento de Covid-19; exceto do setor administrativo
_ Trabalhadores do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e equipes de remoção de pacientes com suspeita de Covid-19, exceto setor administrativo
_Trabalhadores dos serviços de atendimento hospitalar e pré-hospitalar de urgência e emergência (UPAS e PAs): todos os trabalhadores de saúde, exceto setor administrativo
_ Trabalhadores da área de saúde de laboratórios (públicos e privados) que realizam a coleta de amostra de Covid-19
_Trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e Centros de Referência Covid-19: trabalhadores envolvidos diretamente na atenção para casos suspeitos e confirmados da Covid-19
_Trabalhadores da área da saúde de serviços especializados que atuam na prestação de serviços às unidades de Covid-19, a exemplo de clínica de imagens e outros serviços terceirizados dentro da própria instituição
_ Trabalhadores das Secretarias Municipais de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde que, em razão de suas atividades, tenham contato com o público
_ Demais trabalhadores da saúde
Observação: Esta é a ordem de prioridade
“A partir de agora, a chegada de vacina será uma rotina”, versa prefeito de Arcos
Para marcar a segunda chegada de vacinas a Arcos, a Prefeitura promoveu no início desta tarde uma coletiva de imprensa, que reuniu os principais veículos de comunicação da cidade, na Câmara Municipal.
O prefeito Claudenir José de Melo-Professor Baiano explicou que convidou a imprensa de Arcos porque ela tem credibilidade e audiência, sendo uma aliada muito importante para divulgar os fatos reais, e não difundir notícias falsas.
Professor Baiano informou que a lista com os nomes dos vacinados será encaminhada ao Ministério Público (MP) e também apresentada à Câmara. Todo o processo de vacinação na cidade ocorre de forma legal e não houve fura-filas.
O prefeito disse que cada vez mais vacinas chegarão ao município e que, tão logo, toda a população será imunizada. “A partir de agora, a chegada de vacina será uma rotina”, diverte-se com a rima imprevista.
O vice-prefeito, Sérgio Vilela, esclareceu que a população não pode relaxar a prevenção contra a Covid-19. “A vacina é mais um cuidado; mas nós precisamos continuar com o uso da máscara, o uso do álcool em gel e manter distanciamento social”.
Participaram da coletiva: o prefeito, Claudenir José de Melo; o vice-prefeito, Dr. Sérgio Vilela; a secretária de Saúde, Adalgisa Borges; a responsável pela imunização no município de Arcos, Ângela Margarete; e os vereadores: Ronaldo Ribeiro (presidente da Câmara), Ademar Aureliano de Medeiros, José Calixto da Fonseca, Carlos Antônio da Silva e João Paulo Ferreira.
VACINAÇÃO. Esta segunda etapa da vacinação começa hoje, a partir das 17h, na Fumusa. Serão vacinados, nesta segunda-feira, funcionários da Santa Casa. A expectativa é de que as 468 doses sejam distribuídas até o final desta semana.
Comente