Divulgado oficialmente na noite desta quarta-feira (22/05) o LIRAa - Maio 2019, que trouxe números preocupantes em relação a Dengue no município de Arcos.
Segundo o LIRAa (Levantamento de Infestação Rápida do Aedes Aegypit) - Maio 2019, Arcos tem um índice de 3,8% de Infestação pelo mosquito Aedes Aegypit, o que deixa a cidade em alerta para o risco de uma nova epidemia.
Um índice Inferior a 1% seria o satisfatório, de 1 a 3,9% estado de alerta e acima de 4 % risco de surto. Em Outubro de 2018 o LIRAa apontou 5,6%, em Fevereiro de 2019, caiu para 1,6% e agora subiu para 3,8%.
Confira os bairros que apresentaram alta positividade no LIRAa, ou seja, onde foram encontrados mais focos do Aedes.
Estrato 1
Jardim Bela Vista, Centro, Planalto 1 e 2, Juca Dias, Macedos e São Pedro.
Estrato 2
São Vicente, Vila Boa Vista, Brasília, Olaria, Esplanada, Santa Cruz e Santo Antônio.
Estrato 3
São Judas, Juá, Nossa Senhora Aparecida e Calcita.
O LIRAa de Maio 2019, mostrou também que vasos, frascos com água, pratos, bebedouros em geral, fontes ornamentais, tanques, calhas, piscinas, ralos e lajes, ainda são os principais locais onde foram encontrados os focos do Aedes.
Com esses dados, vemos que a cidade de Arcos, mais do que nunca, está em estado de alerta total e que a população precisa e deve continuar a fazer a sua parte, associada à atuação dos agentes de vigilância epidemiológica, no combate aos focos do mosquito da dengue.
Comente