No último dia 05, aconteceu, a celebração do dia mundial do meio ambiente na propriedade do sr Wilmar Arantes Junior e sua esposa Edilse Maria Rodrigues na comunidade rural da Boca da Mata com o batismo de uma nascente que ressurgiu.

O dia mundial do meio ambiente, 05 de junho, foi comemorado em Arcos centro oeste de Minas gerais, pela A EMATER-MG juntamente com representantes da Prefeitura Municipal de Arcos,  Rotary Clube de Arcos, Sicoob Arcomcredi, Camara Municipal de Arcos, Rotary Pains, Distrito 4560 do Rotary, Policia Militar Ambiental, Praxis Produtora, Copasa, Caritas, Solar Brasil,  na propriedade do Sr Wilmar Arantes Junior na comunidade rural da Boca da Mata. O evento que teve inicio as 15 horas contou com a presença do Deputado Estadual  Antonio Carlos Arantes da Assembleia Legislativa e Minas Gerais e sua esposa Sirlene Arantes e José Carlos, governador 21/22 do Rotary Clube distrito 4560.

Na ocasião, foram plantadas 39 mudas de arvores nativas em uma parte do terreno onde ressurgiu uma nascente graças ao trabalho de conservação do solo, água e biodiversidade coordenado pela EMATER-MG Arcos pelos seus profissionais Zenaido Lima da Fonseca e Irani Muniz Leão. A nascente foi batizada no dia com o nome de “Nascente Arantes” uma homenagem a todos os Arantes do Brasil.
A reunião aconteceu ao ar livre, a sombra de árvores.

Durante o evento, EMATER –MG, Prefeitura de Arcos e Rotary Clube de Arcos conferiram o certificado e amigos da natureza com atitudes ambientalmente corretas para Wilmar Arantes Junior, Edgar Teixeira Borges,  Lindomir Alfredo Dornellas e o deputado Antonio Carlos Arantes. O artista Donizete Bernardes participou do evento acolhendo os convidados. Também participou de um vídeo sobre a nascente patrocinado por Zenaido e Sicoob Arcomcredi.

Continua após a publicidade

O vídeo foi feito por Wender da empresa Praxis Produtora de Arcos. Breve será divulgado o vídeo dois da parte técnica do projeto. Da cidade de Formiga participou Maria Vitoria Ramos representando o projeto Piloto de Revitalização e Bacias do Rio Formiga. Uma sinergia de ações compartilhadas. Vitoria também contribuiu com ações ambientais em Arcos.


A historia do ressurgimento da nascente:
Preservar os recursos naturais em Arcos no Centro Oeste de Minas Gerais por meio da conservação do solo com  o uso de  terraços em nível (curva de nível) e bacias de captação (barraginhas) e plantio de árvores nativas. Essa é a ideia do projeto Pronascente – árvore é vida criado pela EMATER-MG e prefeitura Municipal de Arcos e parceiros já está gerando resultados importantes para a captação de água para a população de Arcos.

Em 2013, funcionário da EMATER MG fez uma visita técnica, a pedido do Wilmar Arantes Junior em sua propriedade na comunidade rural da Boca da Mata para fazer o diagnostico da realidade do sistema de produção e do meio ambiente.

Continua após a publicidade

Um dos itens que chamou a atenção foi a região linda e cheia de vida com terras férteis.  Mas, havia uma vala  em uma grota rasa com declividade por onde passavam as enxurradas de forma que a cada ano com as chuvas a tendência era aumentar a erosão.

A primeira ação foi o planejamento  para implantação do  sistema de barraginhas em série. Foram feitas três barraginhas (bacias de captação de água superficial) uma seguida da outra e ao final, a quarta foi feita uma grande bacia para colher as águas.  

Na época, Zenaido Lima, comentou com o Wilmar: “Eu profetizo que se fizermos as barraginhas no seu  terreno  e também no terreno do Edgar Teixeira Borges, seu vizinho, a nascente vai ressurgir.” Wilmar aceitou em 2013. Para felicidade de todos foi o Edgar que vizinho que procurou a EMATER MG para aderir ao projeto.

Continua após a publicidade

Justo o vizinho do Wilmar. Edgar não só aceitou fazer as barraginhas em seu terreno que se encontrava com várias erosões como  ainda pediu para fazer terraços em nível (curva de nível) cercamento e plantio de árvores.

O sistema  planejado pela EMATER MG Arcos foi implantado no terreno do Wilmar em 2013 e do Edgar, em 2014 com operador e máquinas da Prefeitura Municipal de Arcos.. 
Na etapa do plantio em 2014 e 2015, com orientação técnica da EMATER-MG e mudas cedidas pela Nordesta, foram feitos os plantios em duas etapas.

Tambem participaram da ação de plantio 50 alunos do INPAR  Instituto Pedagógico Arcoense acompanhados pelas professoras Adriana, Luciana e Fernanda, Policia Ambiental, Sicoob Arcomcredi, Lafarge e Rotary Clube de Arcos representado pelo companheiro Aristides.

Continua após a publicidade

A Promotora na ápoca, Dra Juliana Amaral de Mendonça Vieira participou da ação e fez seu sua contribuição plantando árvores.

O conjunto de técnica de conservação do solo com as barraginhas em série, terraços em nível e plantas gerou um sistema de colheita de água com um grande volume sendo armazenado no solo. Cada barraginha cheia, em media, cabe 100.000 (cem mil) de litros e a barraginha enche dez vez em media a cada período chuvoso anual. Assim, uma barraginha guarda um milhão de litros de água por ano. No Wilmar foram feitas 4 barraginhas e que contribuíram com quatro milhões de litros de água ano.

No Edgar, foram feitas 12 barraginhas que retiveram 1.200.000 (um milhão de duzentos mil litros) de água. Alem disso, os terraços também fizeram seu papel reduzindo a velocidade das enxurradas e ajudando infiltrar água no solo, melhorando a pastagem, qualidade do ar, evitando as terras sejam levadas para os córregos (assoreamento). 

Por esse sistema de conservação do solo, a água que retida na primeira e o excesso vai para a segunda, terceira e cai na quarta varias vezes colhendo e armazenando água fez o lenço freático subir e a profecia se cumpriu . Em 2021 ressurgiu a nascente que foi batizada de “Nascente Arantes” em Homenagem a todo da família Arantes. Wilmar comentou: “Quando Zenaido falou que a nascente ia ressurgir eu não acreditei mas aceitei implantar as técnicas de conservação do solo. A gente fica satisfeito pois é um sonho de ter uma nascente dentro do meu terreno. É bom pra gente e para os outros.

Cerquei uma parte do terreno onde plantamos as 39 mudas mas já conversei com a equipe da EMATER-MG para cercar todo trajeto das barrraginhas e plantar arvores. Vai ficar muito bom. É bonito ver todos aqui plantado árvores e a água jorrando. Vai aumentar. Tornou se perene”