Na manhã da última quarta-feira (25), autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Polícia Militar se reuniram para anunciar, oficialmente, a ampliação do sistema ‘OLHO VIVO’ e implantação do sistema ‘LPR’ – leitores automáticos de placas de veículos, em Arcos.
Participaram o comandante da 241ª Companhia PM, capitão Bittencourt; o prefeito municipal, Claudenir José de Melo (Baiano); o vice-prefeito, Sérgio Vilela; o presidente da Câmara, Ronaldo Ribeiro; vereadores, militares, funcionários públicos municipais e outras personalidades.
Na ocasião, com o apoio dos demais edis presentes, o presidente da Câmara de Vereadores anunciou uma devolução de R$ 200 mil ao Executivo, até o fim do ano, para que o sistema OLHO VIVO seja ampliado e contemple também outros bairros da cidade, além de vários pontos em comunidades rurais. O prefeito acatou a ideia e firmou o compromisso em executar o planejamento.
As câmeras de alta tecnologia
O Sistema ‘LPR’ é um sofisticado modelo de tecnologia para ser usado no combate à criminalidade. Trata-se de um reconhecimento automático de placas. O recurso permite a identificação da placa de um veículo no momento da sua passagem pela área de alcance da câmera. Caso o veículo seja produto de furto ou roubo e esteja cadastrado no sistema informatizado, será disparado um alarme (sinal visual ou sonoro) na tela dos operadores do sistema ‘OLHO VIVO’, no Quartel da Polícia Militar, fornecendo a informação e permitindo que as viaturas se desloquem para a abordagem de forma imediata e com o planejamento adequado. Haverá aí a inversão do efeito surpresa, ou seja, os ocupantes do veículo poderão ser abordados sem deterem a notícia de que os policiais já sabem que eles transitam num carro ou moto produto de crime.
Comente