Na manhã desta quarta-feira (15) aconteceu em Divinópolis MG, a Cerimônia de entrega da Medalha “Alferes Tiradentes”.
O 2ºSargento Jonas Otaviano Costa, militar que há vários anos, presta valorosos serviços na cidade de Arcos, foi agraciado com a Medalha “Alferes Tiradentes” que é a mais alta Comenda concedida pela Polícia Militar de Minas Gerais, em reconhecimento ao trabalho sério e dedicado, desenvolvido por este Militar junto à Polícia Militar.
A entrega dessa importante Comenda, foi realizada de maneira híbrida (Cerimônia com a presença de poucos convidados e transmitida via Redes Sociais).
Fica aqui o nosso respeito e admiração ao trabalho desse grande profissional, que muito honra tanto colegas, quanto familiares.
Parabéns Sargento Jonas Otaviano por mais esse reconhecimento de um trabalho virtuoso e de resultados.
Sobre a Medalha “Alferes Tiradentes”.
Ela objetiva distinguir as personalidades militares, civis e instituições que prestam relevantes serviços à corporação nas ações em busca da paz social.
A comenda foi instituída pelo Decreto Estadual 29.774 de julho de 1989, e é outorgada durante as solenidades de aniversário da PMMG, que neste ano comemorou os seus 246 anos.
A comenda constitui-se numa reverência ao protomártir da Independência do Brasil e foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O valor e exemplo de acendrado amor deste herói à Pátria transcendem as fronteiras do tempo.
A medalha é confeccionada em tom suave de bege, destacando-se ao fundo a figura do Alferes Tiradentes e uma vista panorâmica de Ouro Preto.
Na parte inferior, em uma faixa aberta, está inscrito o ano de 1775, que registra a criação do Regimento Regular de Cavalaria de Minas, unidade da qual se originou nossa instituição.
Acompanham a medalha, além do diploma, a passadeira e a roseta correspondentes.
Comente