Quando a gente ouve a palavra “conflito”, logo vem a ideia de um problema difícil de resolver, mas isso nem sempre é verdade.

Conflitos nascem de divergências de interesses entre duas ou mais pessoas, e isso é profundamente humano e, em muitos casos, necessários!! Muitas vezes, eles são os motores de mudanças em situações, que sem eles, continuaria da mesma forma, o que nem sempre é bom.

Entretanto, muitos conflitos são desnecessários e acabam gerando muitos prejuízos para as pessoas e para as empresas.  Esse texto tem o objetivo de te ajudar a reconhecer a diferença entre conflitos produtivos e contra produtivos, e entender como gerenciar tudo isso na sua vida e no seu negócio.

Posso te afirmar uma coisa, existem pessoas e empresas que não reconhecem ou não admitem a presença de conflitos, mas na verdade, não existe uma vida ou um negócio sem conflitos! Isso é impossível!

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Eu te convido a ler esse texto até o final, porque saber lidar com os conflitos ajuda a gerar harmonia, paz e lucro/dinheiro para sua vida e para o seu negócio, não duvide disso!

Então, se não dá para fugir dos conflitos, precisamos entender como reagimos diante das situações de conflitos e aproveitar para gerar oportunidades de crescimento nesses momentos. Vou te apresentar quatro tipos mais comuns de reações humanas diante de um conflito, sendo que, o ideal é buscar sempre a reação convergente. Bora lá, conhecer...

1 - Reação Divergente:  é quando duas pessoas não concordam, mas, ao invés de tentar achar um meio-termo, uma tenta impor a sua opinião e a sua versão dos fatos sobre a outra. E esse tipo de reação não ajuda na solução do conflito, pode sim, gerar prejuízos.

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2 - Reação Conflitante: quando alguém tem a tendência a discordar, mas de forma agressiva e impositiva, nessa situação a pessoa ataca para intimidar, não deixa o outro falar. Quem reage sempre dessa forma, como líder ou em qualquer posição da vida, com certeza, fere muitas pessoas.

3 - Reação Concorrente: Quando alguém não expõe o que pensa, mas internamente estabelece uma relação de disputa, um pensamento de “vingança” para situações futuras, guarda pensamentos de raiva e insatisfação, não é uma reação que gera resultados positivos.

4 - Reação Convergente: Agora chegamos na reação ideal, que é quando, você identifica opiniões incompatíveis, conflitantes e tenta entender as diferentes ideias, sem julgamento, para encontrar a melhor opção para todos, quando você consegue estabelecer uma relação de ganha x ganha, onde o consenso beneficia o resultado final.

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Não há dúvida da importância de fazer a gestão dos conflitos na vida pessoal e nos negócios, porque eles sempre existirão.

Quando o líder busca mais reações convergentes no seu comportamento e no seu time, com certeza, deixa um ambiente de trabalho positivo, agradável, e esse é um dos principais fatores que influenciam na satisfação dos profissionais e, consequentemente, na sua produtividade, nas suas entregas. Ninguém quer trabalhar em um campo minado.

Um time alinhado, que se comunica e se relaciona bem, é capaz de entregar resultados acima de média, sabe por quê? Eles não perdem tempo com “picuinhas”, quando o conflito aparece, logo surge os debates produtivos que levam a melhoria de processos, de vendas e, consequentemente, nos resultados.

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Agora, não evite o conflito, nem se acomode com ele. Identifique a raiz do problema, só assim, será possível eliminar o problema, mas para isso, você vai precisar reservar um tempo para conversar com as partes conflitantes individualmente.

Lembre-se que, toda história envolve duas ou mais versões diferentes, portanto, é preciso conhecer os pontos de vistas de cada parte, só assim você terá condições de negociar uma solução ganha x ganha, onde os dois lados são beneficiados. E tem uma dica que vale ouro: não faça julgamentos, respeite o ponto de vista, a história da pessoa que você ouve, só assim se faz uma boa gestão de conflitos. Sabe por quê?

Encarar os conflitos apenas como um problema é um equívoco. Há diversas lições positivas que podem ser tiradas de um momento de tensão, eles podem ser motores de transformação dentro da empresa, porque estimulam o debate de ideias.  Por isso a importância de se fazer gestão de conflitos. 

Quando os líderes oferecem um tratamento adequado aos conflitos, o ambiente de trabalho e as relações interpessoais ficam preservadas e muitos problemas são solucionados. Afinal de contas, os problemas e as dificuldades sempre existirão.

O segredo é aprender e ser capaz de seguir em frente para viver em paz e, viver em paz, não é ausência de conflito, a paz está dentro de cada um, não do lado de fora. Nós podemos estar no meio de um conflito e ajudar a intermediar, equilibrar e ainda manter, internamente a paz e tirar do conflito o que ele tem de melhor, o aprendizado. E eu desejo que você encontre essa paz dentro de você!

Mas, saber algo e não fazer nada com aquilo que se sabe, é a mesma coisa que não saber. A prática é a chave para a excelência. Você pode e você merece ter resultados extraordinários!!!

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Com amor,

Márcia Berto

#inteligenciaparanegocios

#integridadehumana