Difícil não cair na tentação de comprar na Black Friday... rsrs eu também acho! No Brasil e no mundo, muita gente aguarda pelas promoções, para aproveitar os descontos oferecidos, nos mais variados setores, mas é preciso ter cuidado!

Primeiro, para não comprar além da sua capacidade de pagamento e terminar a Black Friday cheio de dívidas e, ainda, para não perder dinheiro com promoções inexistentes ou armadilhas de sites e lojas que aplicam golpes nos consumidores.

Para te ajudar a não cair nessas armadilhas, vou deixar aqui 6 dicas práticas, que podem te ajudar a consumir de maneira consciente e aproveitar as verdadeiras ofertas da Black Friday.

1ª Dica - Evite compras por impulso

Continua após a publicidade

Isso não vale só para este período, na verdade essa dica vale para a vida..., mas de modo especial, na Black Friday, somos bombardeados por campanhas e propagandas muito tentadoras. Programe sua compra, pesquise com antecedência e se organize financeiramente para o pagamento das parcelas que se comprometer. Lembre-se de manter uma folga no seu orçamento, imprevistos sempre acontecem.

2ª Dica - Fique atento aos falsos descontos

Cuidado com a prática da “maquiagem do preço”, um aumento no preço do produto antes da Black Friday e um falso desconto durante a campanha. Teoricamente, os produtos estão em promoção, mas a venda do produto está pelo seu preço original. Para evitar cair nessa armadilha é importante iniciar a pesquisa antes e acompanhar os preços de outras lojas.

Continua após a publicidade

3ª Dica – Cuidado com sites falsos

Redobre sua atenção nesse período, infelizmente, existem muitos golpistas especializados em aproveitar momentos como esse para enganar os consumidores mais desatentos. Se perceber um desconto muito fora da curva, desconfie! Cuidado com e-mails e links com ofertas imperdíveis demais... fraudadores aproveitam a Black Friday para praticar golpes, lembre-se disso.

4ª Dica – Não coloque os dados do seu cartão em qualquer site

Continua após a publicidade

Isso mesmo, não cadastre dados pessoais ou os dados do seu cartão em site não confiável. Se decidir pela compra na internet, use o cartão virtual. Praticamente, todas as bandeiras de cartões oferecem, por meio de um aplicativo, a criação de cartões virtuais para compras na internet. É gerado um número para a compra específica da Black Friday e, depois o número é descartado pelo sistema, não ficando gravado os dados do seu cartão em local desconhecido. Vale muito a pena usar e minimiza os riscos de fraudes futuras. Infelizmente, o Brasil é o segundo país em tentativas de fraude em lojas virtuais e meios de pagamentos digitais.

5ª Dica – Atente-se ao prazo de entrega e os custos do frete

Para reduzir a diferença dos descontos concedidos, muitas lojas cobram altos valores de frete e colocam prazos longos de entrega. Observe e faça contas.

Continua após a publicidade

6ª Dica – Como ninguém é de ferro rsrs, compre com consciência

Uma ótima opção é antecipar os presentes de fim de ano, trocar aquele eletrodoméstico de 3 décadas atrás rsrs, uma viagem dos sonhos... enfim, se você seguir as 5 primeiras dicas, você está pronto(a) para aproveitar os verdadeiros descontos da Black Friday.

Boas compras!