Primeira semana do ano e uma ótima oportunidade para começar a fazer diferente, em muitos aspectos nas nossas vidas. E a pergunta de hoje é: Como anda a gestão financeira do seu negócio?
Vai embora não...kkkk por favor kkk fica aqui comigo porque vai valer muito a pena, eu te prometo!!
Eu trabalho há mais de 28 anos no mercado financeiro e eu conheço de perto a dor de muitas pessoas quando o assunto é financeiro, mas eu posso te afirmar que o melhor caminho é olhar de frente para a situação, se você conhecer bem a realidade financeira da sua vida, do seu negócio, muitas situações difíceis podem ser evitadas, corrigidas, e você, com certeza vai colher melhores resultados.
Infelizmente, muitas empresas passam por uma situação difícil, principalmente, em função do momento que nós estamos vivendo, mas isso não pode ser motivo para não se reinventar, e de fato, buscar alternativas para fazer a gestão, a organização da sua vida financeira ou da sua empresa. Por isso, eu vou te apresentar uma ferramenta para você começar a colocar em prática hoje mesmo!!
Faça um raio x, um diagnóstico do seu negócio:
Por que disso??? No início de 2019 eu quebrei o pé e tive ruptura extensa no ligamento do tornozelo, mas... eu não quis acreditar que eu tinha quebrado o pé e não fui para o hospital, fui na farmácia, peguei um anti-inflamatório e pensei: amanhã eu estou boa. Por muito pouco, minha situação não ficou ainda mais grave, usei aquela “botinha” por 60 dias, foi um tempo difícil para mim.
Marcinha, o quê que isso tem a ver com o diagnóstico da minha empresa?
Calma! Eu te contei essa passagem que aconteceu na minha vida para te falar que, naquele momento, eu estava negando, fugindo da minha realidade e a única forma de descobrir a real situação do meu problema foi fazer a radiografia do pé para receber o tratamento adequado e, posso te afirmar, foi um tratamento lento e árduo.
No seu negócio não é diferente, só é possível adotar a melhor proposta, estratégia para o seu empreendimento, se você conhecer profundamente a realidade do seu negócio, os números que ele te entrega.
Talvez, você esteja pensando: “meu negócio está indo muito bem eu não preciso disso!”
Muito pelo contrário!! Se você quiser que ele continue bem, mais um motivo para você fazer um raio x, um diagnóstico financeiro da sua empresa, um levantamento completo e detalhado de todas as entradas (receitas/faturamento) e todas as saídas (custos e despesas).
Não complica, se você tiver facilidade com computador, abre uma planilha no Excell e faça. Se não sabe, pede ajuda do filho, do sobrinho e dá um jeito de aprender logo rsrs... mas se você não tiver facilidade com a tecnologia ou um software de controle, faça em uma folha de caderno mesmo, o importante é que você faça esse levantamento. Se o negócio for pequeno vai dar certo, mas como você está aqui lendo esse texto e quer crescer a sua empresa, logo essa anotação em papel não vai funcionar, você vai precisar automatizar esse processo. Sem ficar colocando dificuldade.... muda seu mindset (modelo mental), o sucesso do seu negócio depende disso, combinado?
Continuando... coloque nessa anotação: todos os custos fixos e variáveis do seu negócio (custo mercadoria, folha de pagamento, aluguel, água, luz, marketing, impostos, seu pró-labore), enfim, faça um levantamento completo de todas as saídas e entradas.
Por que disso Marcinha? Porque ao conhecer os valores será mais fácil realizar ações corretivas, tentar ao máximo reduzir custos, cortar gastos supérfluos, evitar despesas que não sejam extremante necessárias para a continuidade do seu negócio, ou buscar alternativas para aumentar a fonte de receita, o aumento do faturamento.
Ao organizar a movimentação financeira do seu negócio, receitas e despesas, torna-se mais fácil direcionar os recursos ao que realmente traz resultados. Mas existe um grande problema que acontece em muitas empresas: misturar o dinheiro pessoal e o da empresa.
É um erro muito comum entre os empreendedores, confundir o caixa da empresa com sua fonte de renda e isso pode levar ao fracasso o seu negócio. Estabeleça sua retirada, seu pró-labore, o salário que você vai receber e se organize para viver com ele. Separe suas finanças pessoais das finanças da empresa!!!
Ao fazer a análise de várias empresas, não raro, eu me deparei com negócios rentáveis, mas “quebrados”, pelas retiradas dos sócios para manter um padrão de vida que o faturamento da empresa não comporta.
Avalie com cuidado e faça os ajustes necessários. Seja honesto com sua empresa e com você, com a sua família. Se organize para viver com o pró labore que a sua empresa pode te pagar. O jeito certo de você tomar as melhores decisões é conhecendo a fundo sua empresa e claro, o financeiro é mola mestra.
Tem uma frase de Santo Agostinho que eu gosto muito “Só se ama aquilo que se conhece!” Eu tenho certeza que sua empresa, seu negócio é algo importante na sua vida, tem sempre muito amor, esforço e dedicação por detrás de um negócio, mas muitos empreendedores focados no operacional, no comercial, no RH... acabam negligenciando a atenção ao financeiro, e o financeiro é um dos pilares mais importante para a sobrevivência e a perenidade do seu negócio, por isso não se esqueça, cuide dele com o mesmo amor que você já dedica às outras áreas da sua empresa.
Faça já seu raio X, seu diagnóstico financeiro e se você tem um amigo empreendedor que merece receber esse conteúdo, compartilha!
Forte abraço,
Comente