O nosso tema de hoje é “Como desenvolver Inteligência Emocional nos Negócios e se transformar em um profissional de alta performance”, sem precisar trabalhar mais horas, entregando resultados surpreendentes, em prazos desafiadores, e o melhor de tudo, com qualidade de vida. Pode acreditar!!
Hoje eu vou te contar um resumo da História do Sr. Soichiro Honda, fundador da empresa que traz o seu nome: Honda. Como todas as empresas, independente do seu tamanho, a Honda começou com uma decisão e um desejo apaixonado de produzir um resultado!
Em 1938, o Sr Honda pegou tudo o que tinha e investiu numa pequena oficina, onde começou a desenvolver seu conceito de anel de piston. O objetivo era vender seu trabalho para a Toyota, por isso trabalhava dia e noite, mas nesse caminho sofreu várias negativas da Toyota e muitas risadas de seus colegas, familiares, que diziam que seus sonhos eram absurdos. Entretanto, em vez de focar na dor da experiência, ele decidiu continuar e se concentrar no seu objetivo, até conseguir o contrato com a Toyota.
Foi aí que surgiu um novo problema, a guerra no Japão. Sua fábrica foi bombardeada por duas vezes, e ele não desistiu! Podia parar por aqui, mas depois de sobreviver a tudo isso, ainda teve um terremoto que destruiu a sua fábrica e ele acabou tendo de vender sua operação de pistons para Toyota, mas ele era um homem que acreditava em seu sonho e tinha paixão pelo que fazia, agia com determinação e era perseverante. Atributos de quem quer desenvolver Inteligência Emocional para os negócios e para a vida.
Com o término da guerra, o Japão não tinha gasolina, foi aí que o Sr Honda adaptou um pequeno motor na sua bicicleta e todos queriam as bicicletas motorizadas, tornando-se um grande sucesso, conhecido mundialmente pela sua marca Honda. Isso tudo só foi possível porque aquele homem compreendeu o valor de uma decisão e de buscar os seus recursos internos para alcançar os objetivos que ele queria.
E isso vale para mim, para você que está lendo esse artigo e para qualquer ser Humano que queira realizar algo que acredita. E que recursos são esses?
Esses recursos podem ser: seu conhecimento técnico, pode ser o foco, a confiança que você tem em si mesmo, pode ser sua determinação, disciplina para fazer algo... enfim, o que não te falta são recursos.
A história do Sr Honda nos mostra que o foco sempre deve ser na solução e não no problema. Então, se você perceber que precisa adquirir ou aprimorar seus recursos, não hesite em começar agora. A mudança começa a partir da consciência, no entanto, o foco é na ação e é a ação que traz os resultados, por a importância de colocar essa Inteligência emocional em ação. Sabe por quê?
Tem uma pesquisa que apresenta que o nosso sucesso na vida depende:
80% da nossa inteligência emocional (mente que sente);
20% do nosso sucesso depende da nossa inteligência cognitiva (mente que pensa).
E Inteligência Emocional, nada mais é que a capacidade de dar inteligência as nossas emoções, fazer com que as emoções trabalhem a nosso favor, e com isso conseguirmos aumentar nossos resultados.
Para isso segue, algumas dicas práticas para você conseguir colocar sua inteligência emocional para funcionar:
Leia bons livros e assista bons filmes, isso vai ampliar seu olhar e aumentar sua clareza, melhorar sua comunicação e assim sua inteligência emocional.
Perceba suas emoções e pare de rotular como boas ou ruins – apenas perceba e tente entender o que você está sentindo- o autoconhecimento te liberta de acionar gatilhos mentais que fazem você se arrepender depois que já agiu. Use a técnica da respiração: respire 10 vezes profundamente, segurando o ar e soltando de forma suave. É incrível o poder da sua respiração, comece, experimente, mesmo que você não acredite, depois me conta.
Seja flexível com você e com os outros – pratique a escuta ativa e pare de julgar. Respeite que o outro tem uma história diferente da sua e por isso ele vê a mesma situação que você de modo diferente – ponto!
Durma bem, beba água, faça atividades físicas, alimente a sua espiritualidade...
O sucesso dos seus negócios e da sua vida é o resultado dos seus comportamentos, hábitos e costumes. A sua vida depende das decisões que você toma todos os dias, então escolha coisas boas! Isso só depende de você!
Comente