O texto de hoje tem o propósito de te apresentar: “Como montar uma esquipe de sucesso” e não importa qual o seu seguimento. Em qualquer empresa ou ramo de negócio existe concorrência, isso é natural e não vai mudar.
Entretanto, percebemos que, ainda muitas empresas buscam se diferenciar por dois fatores: preço e produto. Ainda é possível se diferenciar por esses dois fatores, mas está cada vez mais difícil e disputado, principalmente nesse mundo digital e globalizado, onde você consegue comprar qualquer coisa, na palma da mão, qualquer hora do dia ou da noite.
Em função disso que, eu realmente acredito, que as equipes de sucesso são as principais formas de diferenciação dos negócios. São os times de alto desempenho que produzem mais, convertem mais e estão sempre inovando.
Montar uma equipe de sucesso é desafiador para qualquer negócio e, apesar da complexidade da tarefa, o retorno é sempre muito positivo.
Agora... é fácil? Quem dera...rsrs. Não é nada fácil, mesmo porque formar um time de excelência não envolve só uma boa escolha de profissionais, claro que isso é importante, mas também vai exigir de você uma gestão diária, sendo cuidadoso e respeitoso com os colaboradores.
É fundamental que o líder esteja atento a várias questões, desde a divisão de tarefas ao clima organizacional. Tem um milhão de coisas para olhar rsrs, mas eu tenho uma boa experiência e eu vou te contar na prática: “Como montar uma equipe de sucesso!”
Para formar uma equipe bem-sucedida e de sucesso, você vai ter de adotar práticas que maximizem o desempenho dos profissionais e que também estimulem o desenvolvimento de boas relações entre os colegas de trabalho. E o que eu considero essencial nesse processo:
1 - Escute sua equipe – Sim! Escutar sua equipe é fundamental para estar aberto a novas ideias, para dar oportunidade para que seus colaboradores participem mais das discussões, das decisões. Quando você ouve o seu time e quando o profissional é ouvido, ele se torna mais responsável, engajado, pertencente... e quem faz parte, cuida! Não tem dúvida que um profissional que sente valorizado, importante, entrega um trabalho de maior qualidade. Mesmo assim, você não vai ter um time perfeito, todo time é formado de pessoas e pessoas têm erros e acertos, então, outro ponto que eu considero muito importante:
2 - Conheça os pontos fortes e fracos de cada colaborador - A construção de uma equipe de sucesso vai demandar que você conheça seu time: as características de cada um, os pontos fortes e fracos de cada profissional, e por que disso? Qual o intuito?
Para que você possa maximizar aquilo que cada um tem de melhor, potencializar suas habilidades. Eu não posso pedir para o pessoal da criação, do marketing para ficar elaborando planilhas, analisando dados. Como eu também não vou pedir os analíticos para criar uma campanha de marketing! Porque conhecendo a habilidade de cada um, é possível potencializar o que se pode entregar de melhor, e ainda assim, você vai precisar dessa dica:
3 - Saiba lidar com os erros - Não existe perfeição em equipes de sucesso, profissionais são seres humanos e estão sujeitos a erros, mesmo os melhores times enfrentam dificuldades e imprevistos. A grande diferença é o que fazer com esses obstáculos, quem monta uma equipe de sucesso busca sempre utilizar os erros como grandes fontes de aprendizagem e um ponto muito importante é que você sempre:
4 - Dê feedbacks - Dar um retorno para sua equipe sobre o trabalho é fundamental e para isso, não é preciso esperar que ocorra algum erro grave ou então algum sucesso muito grande. O feedback deve se tornar um hábito, algo vivenciado no cotidiano, e que forneça condições para que sua equipe saiba bem o que você espera dela. E tem uma outra questão que eu super acredito na importância que é:
5- Incentivar a cooperação - Em muitas equipes, extremamente competitivas, os colaboradores quase sempre entram em conflito e acabam agindo de forma muito individualista, cada um se preocupa muito consigo mesmo e pouco, às vezes quase nada, com a empresa e os colegas. Daí podem surgir atitudes pouco éticas, rivalidades e até animosidades. Um clima cooperativo permite que os colaboradores possam oferecer apoio em momentos positivos ou nos momentos difíceis. Mesmo que você já tenha um time de alta performance e de sucesso, os momentos desafiadores farão parte, por isso que, todos trabalhando e pensando no mesmo objetivo fortalece o time, mas aqui é importante ficar atento também na divisão das tarefas. Quando as atividades são mal delegadas, os colaboradores podem se sentir injustiçados e ficar sobrecarregados, isso aumenta a tensão no time e leva a diversos conflitos, mesmo quando você incentiva a cooperação.
Por isso que planejar, de forma assertiva, a divisão das tarefas minimiza esse tipo de problema e preserva um excelente clima organizacional. Isso faz toda diferença em um time de sucesso.
Eu tenho certeza que você não aceita nada menos que isso para sua vida, mesmo porque você merece ter ou fazer parte de um time de sucesso e os 5 passos importantes são:
- Escute sua equipe;
- Conheça os pontos fortes e fracos de cada colaborador;
- Saiba lidar com erros;
- Dê feedbacks;
- Incentive a cooperação e cuide da divisão das tarefas de forma justa.
Feito isso, aproveite os frutos de ter uma equipe de alta performance e de sucesso!
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