Entender o consumidor 4.0 fará toda a diferença no direcionamento do seu marketing, sobretudo, no seu planejamento estratégico de vendas, uma vez que você conseguirá atender as necessidades e expectativas desse novo perfil de consumidor, inserido em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.
O consumidor 4.0 tem por principal característica um amplo acesso às informações, esses compradores são altamente conectados e informados, conhecem seus direitos e são mais críticos com relação aos produtos e serviços que procuram.
Bom, mas quais os estágios do consumidor até chegar no consumidor 4.0? De uma forma bem resumida:
O consumidor 1.0- era aquele cujo foco era o produto com o melhor custo x benefício;
O consumidor 2.0 - é marcado por um período de maior concorrência entre as empresas, fortaleceu-se o conceito de marca e posicionamento, o marketing passa a influenciar na decisão de compra do cliente.
Consumidor 3.0 - buscava empatia e a sensação de pertencimento, o cliente deixa de ser apenas um comprador para ser parte de um processo. Consequentemente mostrou exigências em níveis maiores que os seus antecessores, além de uma relação mais íntima com a marca.
O consumidor 4.0 - uma evolução do 3.0, porém, com um detalhe importante e que muda tudo: a tecnologia. O cliente 4.0 tem amplo e constante acesso à tecnologia e informação, o que leva a demandas por uma comunicação e relação cada vez mais digital.
E a pergunta é: Sua empresa está preparada para atender esse Consumidor 4.0?
Segue comigo que eu vou te dar 5 dicas incríveis para você aproximar ainda mais seu negócio desse novo tipo de consumidor:
Dica nº 1 – Estabeleça proximidade: atualmente, o consumidor não deseja apenas consumir, e sim ter poder de influência, ser ouvido e ter suas necessidades atendidas em produtos e serviços. Quanto mais aberta a este tipo de interação, mais engajamento as empresas conseguem.
Dica nº 2 – Ofereça um atendimento humanizado e de qualidade: o atendimento foi por muito tempo uma das maiores dificuldades das empresas. Hoje, é praticamente impossível ser competitivo sem um atendimento de qualidade e humanizado, ofereça experiências e, principalmente soluções inovadoras! Não esqueça de fazer isso no Pós- venda.
Dica nº 3 - Construa valor agregado: as pessoas buscam mais do que um produto ou serviço, elas querem uma experiência. Um exemplo é a Apple, mesmo com tantos concorrentes, seus produtos estão sempre entre os mais desejados e representam muito mais que um eletrônico para os seus clientes.
Dica nº 4 - Atraia pelo Inbound Marketing: o conceito de audiência é a base do Inbound Marketing e o consumidor 4.0, consome muito conteúdo na internet, ou seja, gerar conteúdo relevante para seus clientes, através da internet, pode ser uma ótima forma de ganhar a atenção, fidelizar ou conquistar novos clientes.
Dica nº 5 - Interaja com o público: O consumidor 4.0, ama interagir com suas empresas favoritas! Ele tem a sensação de que é muito mais do que uma simples relação de compra, por isso sua presença nas redes sociais será fundamental para atender e se conectar com os clientes 4.0.
Eu não sei você..., mas eu, às vezes, fico pensando rsrs: “onde isso tudo vai parar?!”
E, de verdade, eu não sei! Kkk. Ainda bem!!
Mas, uma coisa é certa, não adianta fugir, sair correndo... O jeito é enfrentar de frente e com coragem. O cliente está cada vez mais empoderado pelo digital e as empresas que quiserem se manter vivas e sólidas nesse novo mercado, vai ter se adaptar às novas tecnologias. Os tempos mudaram rsrs e muuuuito! Que não nos falte serenidade e discernimento para aceitar e acompanhar.
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