Se liga!!! O texto de hoje apresenta a importância de uma liderança assertiva e as habilidades e competências que se pode desenvolver para ser um líder assertivo e de sucesso. Esse líder cria vínculos com a sua equipe e sua credibilidade está na forma como ele deixa seu time confortável para concordar ou discordar das suas ideias.

Sabe por quê?  Um líder assertivo é humilde intelectualmente, ele sabe que não “sabe-tudo”, ele aceita que seu time contribua com seu aprendizado, e esse líder sabe dizer com tranquilidade: “não sei” e está tudo bem! Porque um líder não tem de ter todas as respostas, ele pode contar com seu time para chegarem no melhor resultado!!

O líder que tem um comportamento assertivo, consegue trazer muitos benefícios para sua empresa: o ambiente de trabalho tem um clima mais agradável e as pessoas ficam são mais motivadas, e, sem dúvida, isso gera um aumento na produtividade e, consequentemente, nos resultados financeiros. Por isso, vou te apresentar 10 competências a serem desenvolvidas por aqueles que desejam ser um líder assertivo e de sucesso:

Competência nº 1 - Conhecer a sua equipe: para conseguir o melhor da sua equipe é necessário conhecer suas capacidades, experiências e habilidades, mas é preciso também identificar os pontos de melhoria e os gaps que necessitam de atenção.  Esse conhecimento vai fazer com que sua liderança potencialize os resultados dos seus profissionais em todos os sentidos.

Continua após a publicidade

Competência nº 2 - Ter humanidade: é pensar nos resultados e também nas pessoas, sabe por quê? Empresas são formadas por pessoas e quanto mais valorizadas, reconhecidas, satisfeitas e felizes com a gestão elas estiverem, melhores serão os seus resultados profissionais e isso, gera resultados financeiros, cumprimento de metas e muitos outros resultados. Eu não estou aqui falando de ser o “líder bonzinho”, não é isso! Você precisa ser humano e justo com as pessoas. Não queira ser o líder bonzinho, aquele que quer agradar todo mundo, isso costuma ser um grande erro de liderança e não gera resultados de longo prazo.

Nº 3 - Enfrentar problemas: o líder assertivo tem foco em enfrentar e resolver problemas, e não em enfrentar as pessoas. E para que isso aconteça, é preciso se posicionar de modo decidido e imparcial, de modo a dar foco na solução, seu objetivo não é encontrar culpados e isso faz toda diferença.

Nº 4- Compartilha seus conhecimentos: o líder que compartilha seus conhecimentos e experiências, que não guarda o que sabe, por medo de perder seu cargo, é um exemplo poderoso de como ser uma liderança que agrega valor e que acredita que uma equipe de alta performance é que faz um grande líder! Quanto mais forte o time, mais forte o líder, mas o contrário também é verdadeiro, quanto mais fraco o time mais fraco é seu líder. Não existe líder forte, de sucesso, de um time fraco. Pensa nisso...

Continua após a publicidade

N º 5- Argumenta sem agredir: um líder assertivo consegue encontrar equilíbrio na hora de defender suas ideias, ele tem argumentos fortes e palavras suaves.  É firme, sem ferir as pessoas, procura falar de forma a dar foco no comportamento inadequado, e não na pessoa. Esse líder usa a ferramenta do feedback e lida com os conflitos como algo natural e construtivo, buscando sempre ideias e consenso. E isso faz toda diferença!

Nº 6 - Reconhece e compartilha resultados: sempre que possível, reconheça sua equipe pelo bom desempenho, pelas ideias e soluções apresentadas, pelos projetos e os resultados alcançados, todo ser humano quer ser reconhecido pelo que faz. Não queira os resultados e o sucesso só para você, não existe nada mais desanimador para o seu time. Celebre, reconheça e compartilhe os resultados com sua equipe.

Nº 7 – Respeito: saber respeitar os limites da sua equipe é uma tarefa importantíssima e difícil. Treine a escuta ativa, aceite e valorize opiniões sem julgamentos e preconceitos. Tome suas decisões baseado em valores éticos. O respeito é a base de qualquer relação humana, duradoura e produtiva.

Continua após a publicidade

Nº 8- Tenha uma comunicação assertiva: clara e objetiva, não fica dando voltas para expressar uma opinião:  se posicione com transparência e vai direto ao assunto sem perder o tato, seja empático, acolhedor, porém firme e consistente; mas para que tudo isso dê certo você precisa de...

Nº 9 – Trabalhar com propósito: amar o que faz! Se sua liderança é exercida com propósito, tem um sentido maior, você está no caminho e com certeza já é um líder que inspira sua equipe.

Nº 10- Desenvolva sua Inteligência Emocional: faça uma conexão com a emoção e a razão, isso ajuda a enfrentar momentos de dificuldades, solidão, sem sair da linha ou perder o controle das emoções.

Continua após a publicidade

Um time que confia no seu líder realiza coisas extraordinárias, não duvide disso! Todas as competências apresentadas podem ser aprendidas, seu cérebro é capaz de se adaptar, portanto ser um líder assertivo, antes de tudo, é uma escolha!! Desejo que você faça essa escolha e tenha muito sucesso!