O Carnaval é uma das datas mais esperadas pelos brasileiros ao longo do ano e, está aí, batendo na nossa porta! Só que, infelizmente, nessa data tem muita gente que comete alguns excessos e o meu objetivo aqui é te ajudar a não se exceder nas suas finanças. Por isso vou te apresentar 5 dicas para você economizar no carnaval sem economizar na diversão, sem ter aquela ressaca financeira de ficar pensando: “Meu Deus porque gastei tanto?!”
Este ano, em função da pandemia do Covid, a maioria das cidades brasileiras não farão o tradicional folião, mas muitas pessoas aproveitam o feriadão para fazer aquela viagem curta para a praia, passar em sítios, pousadas, reunir amigos... enfim, esse acaba sendo um momento de gastos. E o Carnaval acontece quando ainda estamos pagando o parcelamento dos presentes de Natal, do material escolar, o IPVA chegando, o IPTU... por isso é importante se ligar nas dicas para que esse momento de alegria e celebração não se torne uma enxurrada de problemas depois que passar a festa.
1ª Dica – Defina quanto você pode gastar
Planeje o seu feriado de Carnaval, o que vai fazer, onde pretende ir, se você vai viajar, ou se vai ficar na sua cidade mesmo, quem sabe um churrasco entre amigos, já faz uma estimativa de quanto você imagina gastar, por dia, e define um teto de gastos, uma meta da quantidade de dinheiro necessárias para suas atividades, por dia.
Quando fizer esse levantamento, você vai saber se está gastando o que seu orçamento permite, sem se enrolar financeiramente. Caso identifique que o valor ficou acima da sua cota permitida, o jeito é mudar a programação para que ela fique dentro da sua capacidade de pagar, sem se endividar. Dá para divertir muito sem destruir suas finanças, é só planejar com antecedência e cuidado.
2ª Dica- Escolha com critério onde passar o feriadão
Muita gente aproveita esses dias para viajar e curtir a folia ou descansar, porém isso implica em custos, e não são poucos rsrs. Muitas cidades litorâneas, turísticas, esperam esse movimento de turistas nessa época do ano e, claro que a lei da oferta e da procura torna tudo um pouco mais caro no carnaval.
Conheça e estude o caminho da viagem, quanto maior a distância, maior será o gasto de combustível e desgaste do veículo e lembre-se dos pedágios e paradas durante a estrada, que também podem trazer mais gastos.
Quando possível, compre em supermercados, beba em casa e compartilhe as despesas entre os participantes. Se você se organizar, pode fazer as compras no mercado mais barato ao invés de deixar para comprar em cima da hora no único mercado caro que vai estar aberto no feriado.
3ª Dica – Se necessário, procure hospedagens alternativas
Em uma viagem, em período que chamamos de alta temporada, a hospedagem costuma ser um dos itens mais caros, mas você pode contar com: Hostels (são lugares com hospedagens econômicas, com quartos compartilhados e quartos privados), casas de aluguel, ou se você curtir, áreas de campings e barracas.
4ª Dica – Pesquise, pesquise, pesquiseeeeee rsrs...
Pesquise preços e a reputação dos estabelecimentos na internet, isso ajuda na escolha de melhores lugares e também uma viagem mais tranquila.
5ª Dica – Exagere, e muito, em ser feliz!
Aproveite esse feriadão para fazer o que faz sentido para você: viajar, descansar, ler, estudar, dançar..., eu não sei o que é, mas você sabe.
Não é uma questão de dinheiro ser feliz! Podemos ser feliz com muito pouco, é uma escolha consciente de ser abundante com o que você já tem ou pode ter nesse momento. Por isso, não importa se você vai viajar ou ficar em casa, exagere em ser feliz sem comprometer suas finanças, você merece!
Comente