No último ano, devido à Pandemia da Covid-19, Arcos conseguiu 10 leitos de UTI COVID, que foram fundamentais para salvar vidas, num dos períodos mais complicados devido a falta de leitos em todo o Brasil.
Agora, inicia a fase de reforma para que a Santa Casa esteja apta a receber em definitivo leitos de UTI, que serão de suma importância para a população arcoense e também região, sem contar no suporte para o novo Bloco Cirúrgico que já está praticamente finalizado.
Em nota divulgada na tarde de ontem, a provedoria da Santa Casa, informou a novidade:
“O Bloco Cirúrgico da Santa Casa que teve suas obras interrompidas e foi adaptado para o atendimento intensivo de pacientes durante a pandemia, retomará suas obras incluindo uma Unidade de Tratamento Intensivo.
No entanto, para a realização dos serviços, a partir de amanhã, ou seja desta, sexta feira, serão suspensas novas internações nas instalações atuais.
Com a aprovação do orçamento de R$ 1,2 milhão na Câmara de Vereadores de Arcos, na última segunda-feira (07), a Prefeitura Municipal está autorizada a disponibilizar os recursos destinados às obras do Bloco Cirúrgico e UTI.
Segundo o responsável técnico pelo CTI da Santa Casa, Dr. Fabrini Vidal, para garantir a segurança dos pacientes, será necessária a suspensão das atividades até a conclusão das obras.
Os serviços exigirão modificações e adaptações na parte elétrica, hidráulica, rede de gases, rede de ar condicionado, além do uso de equipamentos pesados, o que inviabiliza seguir atendendo novos clientes naquela área.
Destaque-se que as modificações feitas ao projeto original determinam a elaboração e execução de novo projeto de prevenção e combate a incêndio. As obras somente iniciarão após a alta ou transferência dos pacientes que estão atualmente em tratamento de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG).
A suspensão dos trabalhos nas instalações atuais será anunciada, após a contratação da empresa que realizará os serviços. Segundo Fabrini, os novos pacientes que necessitarem de internação em UTI serão atendidos nas salas de estabilização da Santa Casa e do Hospital Municipal São José e/ou transferidos para outras instalações da rede SUS ou de redes conveniadas.
Os leitos de estabilização já receberam melhorias que permitirão o atendimento dessas ocorrências médicas.
Segundo a Provedora da Santa Casa, Irmã Sandra Gontijo, a conclusão das obras tem previsão de 180 dias, a serem contados, a partir do início dos trabalhos. Com o Bloco Cirúrgico e a Unidade de Tratamento Intensivo concluídos os arcoenses passarão a contar com excelentes condições de atendimento, tanto pelo SUS, quanto pelos convênios. Será um divisor de águas para a saúde pública arcoense. A contratação dos serviços será realizada nos próximos dias.”
Assina a nota, a Provedora Irmã Sandra Gontijo
Por tanto a partir desta sexta-feira, não serão admitidos novos pacientes no CTI Covid-19 em Arcos.
Comente