As duas palavras podem parecer sinônimos, e por muito tempo, não existia muito claro essa distinção, mas eu posso te afirmar que no ambiente organizacional, existe sim, uma diferença entre chefe e líder, mas antes de falarmos sobre as diferenças, vamos definir cada um dos conceitos:

O termo “chefe” é muito utilizado para identificar um profissional que possui certa autoridade dentro de uma hierarquia. Ser chamado de chefe, por muito tempo, foi motivo de muito orgulho, e eu entendo que naquele tempo deu certo. As empresas eram muito tradicionais, as hierarquias eram muito rígidas, e o papel do chefe foi importante para garantir o cumprimento das obrigações dos colaboradores e para manter a estrutura dos processos. Eu sou dessa época rsrs “que mandava quem podia e obedecia quem tinha juízo” e, graças a Deus, isso mudou muito e vem mudando cada dia mais. 

Essa moçada nova que está chegando para o mercado de trabalho não está disposta a conviver com esse modelo rígido, de controle e de comando. Os millenials são leves, querem participar, entender, eles querem viver a jornada, não o fim.

A minha geração conhecida como geração X, trabalhava, trabalhava, trabalhava mais duro ainda... pensando em quê? Um dia aposentar e aproveitar! rsrs.

Continua após a publicidade

Isso mudou demais. Ninguém mais quer esperar aposentar para aproveitar. As pessoas querem aproveitar hoje, fazer valer a pena hoje, viver a jornada, a caminhada.

Aqui entra a figura do “líder” – o líder é aquela pessoa que inspira os outros a fazerem o que precisa ser feito. As pessoas fazem o que aquela pessoa fala, porque acreditam no que ela fala. O verdadeiro líder compreende que as pessoas possuem competências diferentes, e que elas possuem necessidades e comportamentos distintos e respeita isso!

Lembra do chefe? Ele mandava e ponto. Cumpra-se!

Continua após a publicidade

Na liderança, o líder apresenta o seu ponto de vista, as suas motivações, e se mostra aberto para que as pessoas trabalhem junto com ele, também deem ideias, apresentem propostas. Existe uma construção onde as partes são envolvidas.

Eu, você, independente dos cargos que nós ocupamos, podemos exercer a nossa liderança, como pais, mães, filhos, amigos, colaboradores, não importa. Se Liderar é inspirar, influenciar pessoas, qualquer um pode fazer isso em qualquer posição que exerça, dentro ou fora de uma empresa.  E, cá entre nós, precisamos ser líderes da nossa vida, isso muda a nossa história.

O líder está sempre junto, delega, confia e acompanha seu time. Mais que isso, o líder aprecia todos os resultados das pessoas ao seu redor, ele não precisa ser o centro das atenções, ele sabe que o seu sucesso é o sucesso do seu time.

Continua após a publicidade

Quanto mais forte é um time, mais forte é o seu líder, e o contrário é verdadeiro, quanto mais fraco é um time, mais fraca é a sua liderança. E, por saber disso, um líder não tem medo de ensinar. Na verdade, ele ama ensinar, ele ama que as pessoas saibam. Sente orgulho disso, não tem medo de perder sua posição. Diferente do chefe que sempre busca ganhar o crédito, está sempre pensando e olhando para o próprio umbigo, pensando na sua promoção.

O líder é aquele que gera admiração, aquele que é generoso, ético e tem humildade intelectual para saber que não sabe tudo. E está tudo bem! Um líder sabe que pode contar com seu time.

Eu não sei em que estágio que você está, mas se você chegou ao final desse texto, provavelmente você não tem mais dúvida de que quer ser um líder! Então, bora construir isso...

Continua após a publicidade