O tema de hoje aflige muitas pessoas, que é a procrastinação, e, se você é daquelas pessoas que esperam até o último segundo para começar algumas tarefas, você conhece bem a palavra procrastinação. Que nada mais é do que o famoso “deixar tudo pra depois”.
E, na maioria das vezes, quando isso acontece, a pessoa fica estressada, triste e pior, correndo para fazer o que poderia ter feito antes.
Um exemplo de procrastinação logo no início do dia: apertar o botão de soneca do celular para acordar alguns minutinhos depois do que o planejado na noite anterior. Sem contar em trabalhos, relatórios, atividade física, dieta... que sempre fica para última hora.
Mas por que isso acontece? Geralmente, a procrastinação acontece porque temos uma tendência natural e humana de evitar coisas que nos fazem sentir fisicamente ou psicologicamente desconfortáveis. Já pensou nisso?
Você só adia o que de alguma forma te incomoda, gera um desconforto. Racionalmente, você até sabe que adiar não alivia permanentemente o seu desconforto – ele apenas atrasa, mas ainda assim, você prefere fazer atividades mais prazerosas antes de tratar o que te incomoda. Faz sentido?
Se você se conectou, fica comigo que eu vou te apresentar uma dica de ouro para que você consiga vencer a procrastinação:
Gerencie suas emoções, não apenas seu tempo - é isso mesmo? É!!! É isso mesmo... se nós sabemos que a procrastinação está relacionada a deixar para depois aquilo que eu não gosto ou que não é prazeroso para mim, eu preciso começar a mudar meu comportamento diante das situações que a vida me oferece, para agir com mais inteligência emocional.
É preciso lidar com seus medos de falhar, de decepcionar os outros, de não ser perfeito!! Você é humano e precisa parar de ficar fazendo um autojulgamento o tempo todo, buscar uma forma de lidar com as emoções com as quais você está mal preparado para lidar, para conseguir vencer a procrastinação. Não tenha dúvida, as pessoas que têm habilidades de controlar melhor suas emoções, são as que mais aguentam as emoções desagradáveis e claro, são as pessoas que menos procrastinam.
E como se faz isso? Existe um pressuposto da Programação Neurolinguística que, particularmente, eu gosto muito: “todo comportamento tem uma intenção positiva”.
E eu tenho certeza que, toda vez que você procrastina, existe uma intenção positiva, talvez de não entrar em sofrimento, dor... ou porque, talvez esteja buscando fazer o que realmente gosta, que te dá prazer. Enfim, sua intenção sempre foi positiva. Entretanto, nós não podemos fazer somente coisas que gostamos!
Infelizmente, ou felizmente, todos nós precisamos fazer coisas difíceis, que não gostamos, e deixar de fazer essas coisas que são importantes, gera angústia, ansiedade, sentimentos de incapacidade, menos valia, e isso, de verdade não é bom para ninguém. Mas até aqui você fez o seu melhor, por isso saia do autojulgamento e comece agora mesmo a mudar o seu modelo mental.
Então, todas as vezes que você achar que está procrastinando algo, repita essa frase: Eu escolho fazer o que é certo no tempo certo! Coloca no celular – post it no computador, no espelho do banheiro... e toda vez que sentir que está adiando algo que precisa ser feito, repita a frase para você mesmo, se possível em voz alta para que seu cérebro receba o comando de mudança de comportamento. Acredite, isso tem uma força incrível e é comprovado a eficiência dessa ferramenta que eu estou te entregando aqui. Não subestime a força e o poder da mudança do seu modelo mental, coloque em prática hoje mesmo!
Dê o primeiro passo e você vai perceber que é bem mais capaz do que imagina. Eu tenho certeza de que se fizer uso das ferramentas que eu te entreguei aqui, a procrastinação nunca mais será um problema na sua vida e muitos sonhos, projetos sairão do papel e serão uma realidade na sua vida.
De todo coração eu desejo que você, de fato, viva e experimente, o quanto é capaz de fazer o que é certo no tempo certo!
Comente